‘A Fazenda’: obstáculo pode estar no público jovem
Pesquisa feita pela consultoria APPM para o site de VEJA mostra que espectador entre 16 e 24 anos prefere o BBB ao reality show da Record
Acusada de favorecer sarados e, digamos, imaturos, a produção do Big Brother Brasil bem que tentou elevar a idade média do elenco do reality show. Em 2009, na nona edição do programa, escalou os coroas Naiá e Norberto. Não deu certo. Os sessentões foram logo apelidados de “vovôs” e passaram longe do prêmio milionário da atração. Não agradaram. Pesquisa realizada com exclusividade pela consultoria APPM (Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado) para o site de VEJA mostra que a Globo aprendeu essa lição ali, naquele momento. Lição que a Record, como tantas vezes já fez em relação à rival, deveria copiar. Se nunca foi exatamente um sucesso de audiência, desta vez o seu reality show A Fazenda amargou números bastante tristes, na faixa dos 11, 12 pontos no Ibope na Grande São Paulo. O desempenho, como mostra o levantamento da APPM, pode ser explicado pela baixa adesão junto ao público jovem.
O levantamento da APPM ouviu 1.000 espectadores na Grande São Paulo. De acordo com a pesquisa, 34% dos entrevistados na faixa de 16 a 24 anos preferem o BBB à Fazenda. É quase o dobro do número que dá preferência à atração da Record, 19%. Na faixa dos 25 aos 44 anos, há empate técnico (23% preferem o BBB; 22%, A Fazenda).
Na faixa a partir de 45, o reality da Record ganha com folga do global: 22% a 13%. Mas a vitória é também uma derrota: esse é o público que menos vê reality shows. Segundo o mesmo levantamento, 61% dos espectadores de 16 a 24 já viram o BBB, contra 34% daqueles de 45 anos ou mais que já assistiram ao programa. No caso da Fazenda, os números são, respectivamente, 48% e 29%. Para ter audiência, é preciso, portanto, conquistar a faixa jovem.
Reality show é por excelência o lugar da moçada, dos corpos sarados, da pegação e, é claro, dos barracos. Ainda que tenha escalado um ou outro participante jovem e bonito – como a ex-noiva do jogador Adriano, Joana Machado, 31, a modelo Taciane Pinheiro, 23, e a ex-Panicat Dani Bolina, 27 -, a produção de A Fazenda compôs um elenco com idade média superior à do BBB.
Passaram pelo confinamento da Record em Itu o músico Compadre Washington, 49, o apresentador João Kleber, 54, e a ex-apresentadora – ela faz questão de frisar que está desempregada para despertar piedade do público – Monique Evans, 55. Além de Dinei, 40, Gui Pádua, 37, Renata Banhara, 36, e Anna Markun, 36. Os BBBs têm por volta de 20 e 30 anos, passando pouco disso, caso do pernambucano Daniel, da última edição, que rondava os 40.
Se sozinha a idade avançada desperta pouca identificação por parte do público jovem, aliada ao perfil dos participantes do programa, feito de subcelebridades ciosas com a imagem, ela também prejudica a formação de casais, elemento importante para o sucesso de um reality. Os únicos que fugiriam à regra seriam o modelo François, muito bem conservado e disposto aos 37 anos, mas pouco conhecido e pouco interessante para o espectador, e o fofão João Kleber, que caiu de amores pela personal trainer Joana Machado – sem sensibilizar o público: ele foi eliminado logo depois.
Na falta de casais e na sobra de egos, dá-lhe barraco. Esta edição, mais que as outras, se notabilizou pela onipresença de brigas e discussões. Quem viu não vai se esquecer dos nervos exaltados de Anna Markun e seu antípoda Gui Pádua, de João Kleber batendo boca com Renata Banhara e de Joana Machado, a barraqueira de formação. Quando usado em excesso, no entanto, o ingrediente, geralmente valioso em um reality show, faz a massa desandar.
Com o tempero especial da ilha de edição, pouco talentosa para contar histórias que poderiam dar sabor ao programa, A Fazenda não poderia mesmo agradar ao espectador jovem, fã de agilidade e movimento, de romances como Crepúsculo e de elementos fantásticos como os de Harry Potter. Pode estar na conquista desse segmento a chave para a audiência de uma próxima temporada do reality. Como diz o público dessa faixa, fica a dica, Record.