Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

#VirouViral Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Duda Monteiro de Barros
Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet
Continua após publicidade

A nova campanha do Boticário que revoltou moradores de Caraíva

Comunidade litorânea é cada vez mais procurada por turistas

Por Duda Monteiro de Barros Atualizado em 12 jan 2024, 18h17 - Publicado em 11 jan 2024, 20h37

Uma campanha de marketing do Grupo Boticário foi tirada do ar depois que o Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva (CCAC) e a Associação dos Nativos de Caraíva (ANC) emitiram uma nota de repúdio à ação da empresa. O vídeo produzido pela marca mostrava a história de três amigas da cidade que viajaram juntas para a comunidade, localizada em Porto Seguro, para curtir férias de verão. Solteiras, elas aproveitam o momento para arrumar pretendentes. O objetivo do anúncio era divulgar a linha de perfume Floratta Romance de Verão.

O texto publicado pelos moradores remonta à história do pequeno vilarejo, datado de 1530, que tem se tornado cada vez mais pop, onde até celebridades passam férias. Os manifestantes lembram que a área de Caraíva é protegida pelo Iphan e pelo ICMbio e cita que qualquer evento, sobretudo com geração de imagens, deve ser previamente autorizado pelos órgãos competentes e pela comunidade.

“Desvirtuar a imagem de Caraíva com uma ação ‘vaga’, sem conteúdo, que não gera nada de legado positivo ou construtivo, utilizando do nome e belezas naturais do vilarejo sem nenhum propósito só vem a depreciar a imagem local”, diz um trecho.

A nota também alerta que, devido à alta demanda, Caraíva já chegou à saturação nos serviços básicos como coleta de lixo, água e energia no verão de 2024. Por fim, a comunidade solicitou que a campanha fosse tirada do ar em até 24 horas.

Atualização: 

O Boticário enviou à coluna seu posicionamento sobre o caso. Leia o texto completo abaixo:

Nós, do Boticário, admiramos e respeitamos as belezas naturais de Caraíva e acreditamos que elas estimulam conexões e experiências únicas – o que inspirou os conteúdos de Floratta Romance de Verão na região. Valorizamos principalmente sua relevância cultural, social e ambiental e o que representam para o país.

Lamentamos o desconforto causado a membros da comunidade durante nossa passagem pelo vilarejo e que não representam o que acreditamos e construímos em nossas relações e comunicações.

Tomamos conhecimento da nota e estamos tratando o tema com a devida atenção e prioridade. Em respeito, as publicações foram removidas de nossas redes sociais. Reforçamos nosso comprometimento, ética, transparência e responsabilidade socioambiental, que norteiam nossas frentes de atuação nesses mais de 46 anos de história.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.