Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Quem foi Odete Roitman – e por que é a maior vilã das novelas brasileiras

Personagem de 'Vale Tudo' será vivida por Debora Bloch no remake previsto para 2025

Por Nara Boechat 20 out 2024, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Beatriz Segall como Odete Roitman, a grande vilã da telenovela brasileira: sucesso de 'Vale Tudo' permanece
    Beatriz Segall como Odete Roitman, a grande vilã da telenovela brasileira: sucesso de 'Vale Tudo' permanece (Oscar Cabral/VEJA)

    Desde que o remake de Vale Tudo foi anunciado, a pergunta que domina as discussões televisivas é “quem vai interpretar Odete Roitman”. Trata-se da vilã que marcou o folhetim escrito por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, em 1988. A resposta oficial veio nesta quarta-feira, 16, com direito a um espetáculo de luzes e imagens da novela, durante um evento da Globo que anunciou as novidades de 2025. Debora Bloch será a atriz que terá a difícil missão de viver a personagem, interpretada brilhantemente por Beatriz Segall (1926-2018) na primeira versão.

    Mas por que toda esse suspense e certo “carnaval” para apresentar uma intérprete de novela? Acontece que Odete Roitman é considerada uma das maiores vilãs da televisão brasileira, referência para muitas outras que vieram na sequência, como Nazaré Tedesco, em Senhora do Destino (2004), e Carminha, de Avenida Brasil (2012). Quase 40 anos depois, ela segue marcada não só pela arrogância, crimes com retoques de frieza e falas preconceituosas, como “o Brasil é um país de Jecas” e “isso aqui é uma mistura de raças que não deu certo”, mas também pelo suspense que envolveu sua morte. A cena, que não mostrava a assassina, lançou o “quem matou” na teledramaturgia, questão lembrada até hoje, mesmo por aqueles que não eram nascidos à época.

    Recentemente, uma fala de Manuela Dias sobre a adaptação da personagem foi alvo de muitas críticas nas redes sociais. A autora do remake disse que a vilã passará por algumas mudanças, como “humanizar” a rica preconceituosa. Algo que deixou os fãs em cólicas – com razão. Além de Debora Bloch, o elenco do remake de Vale Tudo terá Bella Campos como Maria de Fátima, Taís Araújo como Raquel, Humberto Carrão como Afonso, Paolla Oliveira como Heleninha Roitman, Cauã Reymond como César, Renato Góes como Ivan, Malu Galli como Celina, entre outros. A conferir.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.