A melhor e pior novela da TV Globo em 2024 – e as previsões para 2025
Retrospectiva GENTE: em ano de baixa audiência, folhetim surpreendeu as expectativas e promessa decepcionou o público

Em um ano marcado por grandes produções e baixa audiência, a TV Globo viu suas novelas atingirem maus resultados. Maior aposta para 2024, o remake de Renascer, adaptado por Bruno Luperi, não conseguiu alcançar as expectativas atingidas por Pantanal (2022). A primeira fase chegou a atrair atenção, mas depois acabou se perdendo em um texto longe do original. O sucesso veio mesmo com No Rancho Fundo, novela das 6 escrita por Mário Teixeira e exibida entre abril e outubro. Apesar de críticas por retratar um Nordeste estereotipado, o elenco, incluindo veteranos como Andrea Beltrão, Alexandre Nero, Débora Bloch e Eduardo Moscovis, conseguiu reverter a situação e prender o público. O folhetim fez a emissora respirar ao recuperar os pontos perdidos com o desastre da sua antecessora, Elas por Elas.
Já a taça de pior novela do ano fica com Família é Tudo. As polêmicas quanto à escalação de influenciadores, como Rafa Kalimann, e a história rasa de irmãos que são obrigados a conviver para conseguir a herança da avó fez com que Daniel Ortiz, autor do folhetim, obtivesse o seu pior resultado dentro da Globo. A produção chegou a respirar nas últimas semanas, mas não superou o último sucesso da faixa das 7, Vai na Fé (2023).
No meio disso tudo, Mania de Você não está entre as melhores, mas também não beira entre os piores momentos da TV. É uma novela que, após um começo tumultuado na tentativa de inovação, parece tentar arrumar sua prosa apostando em atuações de Adriana Esteves e Chay Suede. Mas ainda é preciso mais, muito mais.
Para 2025, a grande promessa é o remake de Vale Tudo, adaptado por Manuela Dias, que está previsto para estrear em março. A expectativa é tão grande que a própria divulgação dos atores escalados poderia contar como os primeiros capítulos do folhetim. Escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, Vale Tudo foi exibida em 1988 e está entre as 10 novelas com maior audiência da Globo, marcando a televisão com personagens como Maria de Fátima (Gloria Pires) e Odete Roitman (Beatriz Segall).