Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Tela Plana Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Kelly Miyashiro
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

O ator que virou trunfo do TikTok para bombar nostalgia por filmes

Lázaro Ramos vai participar do evento #TikTokMeFezAssistir, que faz parte de estratégia da rede voltada ao conteúdo audiovisual

Por Gabriela Caputo 30 jun 2023, 15h53

Em abril, Lázaro Ramos compartilhou em seu TikTok uma cena do filme O Homem que Copiava, de 2003, em que seu personagem passa por aperto em um caixa de supermercado por não ter dinheiro o suficiente para levar todos os itens. O vídeo bombou na rede social, e o filme, lançado há duas décadas, foi apresentado para um novo público. Esse tipo de conteúdo nostálgico, que resgata filmes, séries e novelas antigos, vem bombando no aplicativo — e integra um novo fenômeno impulsionado pelo próprio TikTok, a hashtag #TikTokMeFezAssistir. Com mais de 8 bilhões de visualizações entre janeiro e junho deste ano, ela agrega uma gama de materiais sobre entretenimento audiovisual que conquistou espaço na plataforma nos últimos tempos. Na próxima terça-feira, 4, o TikTok realiza um evento que busca reunir criadores e marcas, fortalecendo esse universo, com participação de Ramos.

O ator arrebanha um público de 2,3 milhões de seguidores e 12,9 milhões de curtidas em seu perfil na rede social, onde cria conteúdo próprio desde 2020. No evento, falará sobre como faz para engajar seu público, a partir da compreensão das particularidades dessa comunidade on-line. Além de divulgar novos trabalhos e brincar com as tendências da plataforma — as chamadas trends –, Ramos posta sobre seu dia a dia, curiosidade da profissão e trechos de atuações antigas — os populares “cortes”. Na linha de O Homem que Copiava, a novela Cobras e Lagartos é outra obra dos anos 2000 que despontou por lá em um movimento curiosamente espontâneo, conforme explicou a VEJA Ronaldo Marques, líder de Operações de Entretenimento do TikTok no Brasil. Aproveitando a popularidade da novela, Lázaro passou a compartilhar trechos do personagem Foguinho em seu próprio perfil. Na rede, a hashtag ligada à novela já ultrapassado os 400 milhões de visualizações.

@olazaroramosmesmo

#OHomemQueCopiava 2003. Alguém ainda se identifica com esta cena? 👀 #cinemanacional #tiktokmefezassistir #pravocê

♬ som original – Lázaro Ramos

O evento, comandado pela criadora Paloma Souza, também terá participação do humorista Maurício Meirelles, e tem por objetivo mostrar como o #TikTokMeFezAssistir “vai para além do aplicativo e transforma as conversas on-line em momentos de diversão no mundo real”. Percebendo que existia um movimento natural voltado ao entretenimento entre os usuários da rede, a empresa criou a hashtag como espaço para concentrar um conteúdo antes difuso — que varia de trechos de séries e filmes a vídeos de dicas sobre o que assistir, feito tanto por criadores da comunidade criativa, quanto por marcas, sobretudo plataformas de streaming como a Netflix. A repercussão do fenômeno pode ser comparada ao sucesso do #BookTokBrasil, comunidade de leitores bem estabelecida na rede social, que ultrapassa os 15 bilhões de visualizações.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.