Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Rio Grande do Sul

Por Veja correspondentes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre
Continua após publicidade

Acampamento a favor de Lula tem local definido em Porto Alegre

Movimentos sociais ocuparão Anfiteatro Pôr do Sol, cartão-postal da capital gaúcha que fica a 2 quilômetros de distância do TRF4

Por Paula Sperb
Atualizado em 4 jun 2024, 17h28 - Publicado em 19 jan 2018, 18h15

O acampamento dos movimentos sociais que servirá de local para a vigília que acompanhará o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tem local definido. O acampamento será montado no Anfiteatro Pôr do Sol, a 2 quilômetros de distância do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), onde ocorrerá a sessão do dia 24. O local, cartão-postal da cidade, foi palco da Fan Fest durante a Copa do Mundo de 2014 e de atividades culturais em edições passadas do Fórum Social Mundial na capital gaúcha.

O acampamento terá início na próxima segunda-feira 22, com a chegada a Porto Alegre da marcha da Via Campesina com cerca de 2.500 agricultores. O local foi definido após negociações entre os representantes de grupos como Central Única de Trabalhadores (CUT) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do governo estadual, prefeitura e Ministério Público Federal (MPF).

A Justiça havia proibido o primeiro local escolhido para o acampamento, no Parque Harmonia, em frente ao tribunal, por questões de segurança. Nesta sexta, o ministro Torquato Jardim disse que não existe “ameaça concreta” à segurança em virtude do julgamento.

Continua após a publicidade

O acampamento do Anfiteatro Pôr do Sol também será usado como local de referência para militantes que vierem de fora de Porto Alegre. “A gente buscava o espaço melhor posicionado. É um lugar bem adequado, na nossa opinião”, disse Claudir Nespolo, presidente da Central Única de Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS), em coletiva para anunciar o local, na tarde desta sexta.

Se o local do acampamento já não é uma dúvida, a vinda de Lula para os eventos em sua defesa não está confirmada. A militância espera que o ex-presidente participe de uma mobilização na Esquina Democrática, no dia 23, às 18 horas. O local é um ponto tradicional de protestos desde a redemocratização do país.

Continua após a publicidade

Caso participe do ato na capital gaúcha, Lula voltaria a São Paulo para participar dos atos na Avenida Paulista. Porém, sua vinda ao Rio Grande do Sul não está confirmada. A mobilização na Esquina Democrática deve contar com apresentações de artistas como Otto, Chico César e Ana Canãs, segundo a assessoria da Frente Brasil Popular (FBP) no estado.

Para os eventos externos em defesa de Lula, cerca de 2.000 militantes farão o trabalho de segurança, de forma voluntária. A ideia é que eles ajudem a dispersar as pessoas no final dos atos para que não ocorra nenhum ato isolado de violência. Os movimentos sociais estão pedindo que os eventos sejam pacíficos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.