Na VEJA desta semana, escrevo sobre a encíclica Spe Salvi, do Bento XVI (foto Alessia Giuliani/AFP) . Segue um trecho: O papa Bento XVI tornou pública, no dia 30 do mês passado, a segunda encíclica de seu pontificado, Spe salvi, expressão resumida da frase de São Paulo aos romanos Spe salvi facti sumus: é na […]
Por Reinaldo Azevedo
Atualizado em 31 jul 2020, 20h06 - Publicado em 8 dez 2007, 06h48
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Na VEJA desta semana, escrevo sobre a encíclica Spe Salvi, do Bento XVI (foto Alessia Giuliani/AFP) . Segue um trecho:
O papa Bento XVI tornou pública, no dia 30 do mês passado, a segunda encíclica de seu pontificado, Spe salvi, expressão resumida da frase de São Paulo aos romanos Spe salvi facti sumus: é na esperança que fomos salvos. Trata-se, inequivocamente, do texto de um pastor, chefe máximo de uma igreja, mas é também a reflexão de um pensador contemporâneo. O pastor entende os motivos que levam o homem, “expulso do paraíso terrestre”, a substituir a “fé em Jesus Cristo” pela “fé no progresso”. O pensador considera dois momentos em que essa substituição se fez história – a Revolução Francesa (1789) e o socialismo – e aponta o erro fundamental do teórico comunista alemão Karl Marx (1818-1883): “esqueceu o homem e a sua liberdade”. O papa não critica o marxismo como uma ameaça presente, mas como a expressão máxima de um risco permanente. O pastor escreveu uma encíclica para exaltar a “oração, o agir, o sofrer e o Juízo (Final) como lugares da aprendizagem da esperança”. O pensador nos convida a pesar as conseqüências de um mundo sem Deus, aquele no qual tudo é permitido. O pastor – sem dúvida, um bom fundamentalista – vai ao fundamento de sua crença e recupera a importância da “parúsia”, que é a segunda vinda do Messias (voltarei a essa palavra). O pensador dialoga com os agnósticos e os ateus e, na prática, os incita a considerar a dimensão religiosa um dado da cultura ao menos – sem deixar de declarar a supremacia da fé, tomada como sinônimo da esperança. Assinante lê íntegraaqui Para comentar, clique aqui
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