Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Por que não um papa húngaro? Ou: O “último papa” e a profecia de São Malaquias

Mais da metade do colégio cardinalício que vai escolher o novo papa é formado por europeus: seriam 62 dos 118 com direito a voto. Só participam do Conclave os cardeais com menos de 80 anos. Dois deles, ou três (a depender do dia de março em que se escolha o novo Sumo Pontífice), devem alcançar […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 06h45 - Publicado em 4 mar 2013, 17h18

Mais da metade do colégio cardinalício que vai escolher o novo papa é formado por europeus: seriam 62 dos 118 com direito a voto. Só participam do Conclave os cardeais com menos de 80 anos. Dois deles, ou três (a depender do dia de março em que se escolha o novo Sumo Pontífice), devem alcançar esse limite antes da decisão, o que reduz o colégio eleitoral a 116 (ou 115). Keith O’Brien, com 75 anos, acusado de assédio sexual, já anunciou que não participará — um a menos.

Será uma surpresa para o buliçoso mundo dos boatos e das especulações, mas não para o da Igreja, se o escolhido for o arcebispo de Esztergom-Budapeste, Peter Erdo, de 60 anos. Teve uma ascensão meteórica na Igreja, fala sete idiomas e tem dois doutorados em teologia, a exemplo do Italiano Angelo Scola, hoje apontado como favorito, mas com 10 anos a mais.

Erdo presidiu por seis anos, até 2012, o Conselho das Conferências Episcopais Europeias, quando estabeleceu uma sólida ligação com a Igreja Católica da África, que tem 11 votos no colégio de cardeais. Em 2009, foi indicado por Bento XVI para o Pontifício Conselho para a Cultura, órgão criado em 1993 por João Paulo II. Trata-se justamente do canal aberto pela Igreja para dialogar com o chamado mundo moderno, mas sem o risco de perder sua identidade.

Entre os papáveis, Erdo é certamente o mais solidamente “conservador” — entenda-se, por isso, defensor dos fundamentos que orientam a Igreja em matéria de doutrina. Os caçadores de conspirações o apontam como o nome preferido pelo Opus Dei por ter recebido da Universidade de Navarra, ligada ao movimento, o título de doutor honoris causa. Em 2011, o Vaticano o enviou para a Pontifícia Universidade Católica do Peru, cujo comando desafiava abertamente a autoridade da Igreja.

Continua após a publicidade

Erdo conta com a estima e a admiração de Bento XVI. Pesaria contra ele o perfil excessivamente intelectualizado e a suposta falta de carisma. No Vaticano, no entanto, despertou admiração o trabalho pastoral desenvolvido em Budapeste. Criou grupos de leigos que passaram a visitar regularmente lares formalmente católicos que andavam afastados da Igreja. Mantém ainda um diálogo bastante próximo com a Igreja Ortodoxa.

Os fascinados por profecias estão assanhadíssimos. Uma delas, atribuída a São Malaquias (provavelmente, uma farsa criada no século 16), anuncia que “Pedro (Peter?), o romano”, comandará o fim da Igreja Católica. Feitas as contas, esse líder no e do caos seria justamente o sucessor de Bento XVI. Há dois “Pedros” com chance efetiva de se tornar papa: além de Erdo, há o “Turkson” (ver post desta manhã). Com a Santa Madre, também seria destruída a cidade de Roma…

Bem… Vai ver São Malaquias estava antevendo a emergência na política italiana de tipos como Silvio Berlusconi e Beppe Grillo, essa mistura de Tiririca com Mussolini que dança tarantela.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.