Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Bornhausen se despede do Senado, mas não da política. Felizmente.

Senador Jorge Bornhausen durante discurso de despedida. Uma agenda e a promessa: fica na política (foto: Roosewelt Pinheiro – Agência Senado) O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), leu hoje seu discurso de despedida do Senado. Ele fez uma síntese de sua trajetória na política e lembrou como um “dos grandes momentos” a formação […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 6 jun 2024, 07h29 - Publicado em 12 dez 2006, 17h52
Senador Jorge Bornhausen durante discurso de despedida. Uma agenda e a promessa: fica na política (foto: Roosewelt Pinheiro – Agência Senado)
O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), leu hoje seu discurso de despedida do Senado. Ele fez uma síntese de sua trajetória na política e lembrou como um “dos grandes momentos” a formação da Frente Liberal, grupo de dissidentes do antigo PDS (partido sucessor da Arena no apoio à fase final do regime militar) que aderiu à candidatura de Tancredo Neves, do PMDB. A eleição do peemedebista, que não chegou a tomar posse, pôs fim ao regime militar.

Bornhausen fez a defesa enfática do PFL como partido de oposição e estabeleceu um agenda de militância claramente liberal. “Não me despeço, não digo adeus, não me arrependo, não reclamo aplausos, não me exalto, antes, humildemente, confesso profunda gratidão pelo calor humano e generosidade das senadoras e senadores, aliados e adversários, que nunca me faltaram com simpatia e, principalmente, respeito. Recebi um mandato popular com tempo certo, e ele está se encerrando. Foi um dos mais belos e estimulantes períodos da minha vida política, que continuarei a exercitar no meu partido”, afirmou.

Cai a qualidade do Senado. Espero, sinceramente, que o senador continue ativo no PFL. E que concorra para fazer do partido uma legenda solidamente conservadora e solidamente democrática, como parte significativa da sociedade brasileira reclama. Bornhausen teve papel importante na volta do país à democracia e tem muito a contribuir para a sua consolidação. Especialmente num momento em que as tentações autoritárias nos rondam. Clique aqui para ler íntegra do discurso.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.