Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Zumbi dos Palmares lança campanha contra racismo em lojas e supermercados

Universidade terá espaço para denúncias de eventuais atos de discriminação no comércio

Por Laísa Dall'Agnol Atualizado em 21 mar 2022, 12h55 - Publicado em 21 mar 2022, 16h30

José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, lança nesta terça a campanha #RacismoZero, iniciativa que tem como objetivo garantir um ambiente de consumo seguro contra a discriminação racial.

Na ocasião, também será inaugurada a sede do Procon Racial, com a presença do diretor-executivo do Procon, Fernando Capez. O novo braço do órgão de defesa do consumidor ficará nas dependências da própria universidade e receberá denúncias de quem sofreu ou presenciou episódios de racismo em estabelecimentos comerciais. Hoje, já existe um canal virtual para o envio de queixas.

“O consumo é de longe uma das maiores representações de inclusão social e é fonte frequente de episódios de racismo com agravantes de violência física e até morte. Precisamos trabalhar para desconstruir a atitude e pensamento racistas antes que eles aconteçam”, diz José Vicente.

Além da criação do Procon Racial, a campanha #RacismoZero terá outras três frentes. A primeira delas é a plataforma Acolhe Empresarial, ferramenta de inteligência artificial que fará a conexão de pessoas que sofreram racismo com psicólogos, assistentes sociais e advogados. A ideia é que as empresas fazem a adesão e invistam no programa.

As duas outras frentes de atuação serão a divulgação do manifesto ’10 Princípios Básicos para o Combate ao Racismo’ e, em breve, uma ação de ‘Letramento Racial’, por meio de cursos e cartilha para promover novas atitudes de pessoas e empresas contra o racismo.

O #RacismoZero tem apoio de entidades de classe ligadas ao comércio, como a Fecomércio, Instituto para o Desenvolvimento do Comércio e a Associação Paulista de Supermercados.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.

Impressa + Digital

Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.

Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.

Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.

a partir de R$ 39,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.

Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.

Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.

a partir de R$ 19,90/mês