Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Radar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Robson Bonin
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Zumbi dos Palmares lança campanha contra racismo em lojas e supermercados

Universidade terá espaço para denúncias de eventuais atos de discriminação no comércio

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 21 mar 2022, 16h30

José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, lança nesta terça a campanha #RacismoZero, iniciativa que tem como objetivo garantir um ambiente de consumo seguro contra a discriminação racial.

Na ocasião, também será inaugurada a sede do Procon Racial, com a presença do diretor-executivo do Procon, Fernando Capez. O novo braço do órgão de defesa do consumidor ficará nas dependências da própria universidade e receberá denúncias de quem sofreu ou presenciou episódios de racismo em estabelecimentos comerciais. Hoje, já existe um canal virtual para o envio de queixas.

“O consumo é de longe uma das maiores representações de inclusão social e é fonte frequente de episódios de racismo com agravantes de violência física e até morte. Precisamos trabalhar para desconstruir a atitude e pensamento racistas antes que eles aconteçam”, diz José Vicente.

Além da criação do Procon Racial, a campanha #RacismoZero terá outras três frentes. A primeira delas é a plataforma Acolhe Empresarial, ferramenta de inteligência artificial que fará a conexão de pessoas que sofreram racismo com psicólogos, assistentes sociais e advogados. A ideia é que as empresas fazem a adesão e invistam no programa.

Continua após a publicidade

As duas outras frentes de atuação serão a divulgação do manifesto ’10 Princípios Básicos para o Combate ao Racismo’ e, em breve, uma ação de ‘Letramento Racial’, por meio de cursos e cartilha para promover novas atitudes de pessoas e empresas contra o racismo.

O #RacismoZero tem apoio de entidades de classe ligadas ao comércio, como a Fecomércio, Instituto para o Desenvolvimento do Comércio e a Associação Paulista de Supermercados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.