Assine VEJA por R$2,00/semana
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Relação entre consumidores e empresas mudou com pandemia – veja como

Pesquisa do Instituto Reclame Aqui mostra consumidor mais exigente

Por Manoel Schlindwein Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 mar 2021, 07h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O consumidor está mais atento para a reputação das empresas e comparando mais os preços, revela a pesquisa Dia do Consumidor 2021, do Instituto Reclame Aqui. “O público está procurando experiências completas de compra, da venda ao pós-venda, e acredita que as empresas melhoraram, mas ainda precisam evoluir”, pontua o CEO Maurício Vargas.

    Publicidade

    Para 41,4%, passado um ano de pandemia, as empresas melhoraram, mas ainda precisam evoluir no relacionamento com o consumidor. Segundo 17,6%, as empresas continuam sem se preocupar com o atendimento e 11,2% acham que elas pioraram. Já 29,8% afirmam que as empresas melhoraram o atendimento e a experiência do consumidor.

    Publicidade

    O consumidor afirma que desde o início da pandemia pesquisa mais a reputação das marcas antes de comprar (29,2%), compara mais preços entre as lojas (24,8%) e ficou mais rigoroso com a qualidade do atendimento (18,2%). A principal expectativa para este ano? Que as empresas pensem em boas experiências de compra, da venda ao pós-venda (40,3%).

    Ao serem questionados sobre o e-commerce durante a pandemia, 43,3% dos respondentes disseram que continuam comprando somente online, enquanto 35,8% estão alternando entre lojas físicas e online. Outros 19% não compram online e somente 2% voltaram a comprar exclusivamente em lojas físicas.

    A campeã das compras online foi a categoria moda, calçados e acessórios (16,1%), seguido de alimentos e bebidas (15,8%) e de informática (14,3%). A pesquisa foi aplicada no site do Reclame Aqui entre 8 e 10 de março e teve a participação de 11 mil consumidores.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.