Pedalada elétrica
O governo corre para embolsar ainda neste ano pelo menos 11 bilhões de reais com a venda de 29 hidrelétricas cujas concessões venceram e cujas concessões não foram renovadas. Diante da dificuldade de conseguir crédito e aprovar leis que viabilizam a operação, o leilão foi adiado do dia 6 para o dia 25, mas a ideia […]
O governo corre para embolsar ainda neste ano pelo menos 11 bilhões de reais com a venda de 29 hidrelétricas cujas concessões venceram e cujas concessões não foram renovadas. Diante da dificuldade de conseguir crédito e aprovar leis que viabilizam a operação, o leilão foi adiado do dia 6 para o dia 25, mas a ideia é receber os recursos até o fim do ano e evitar um rombo maior no orçamento.
O que não está sendo dito com clareza é que os recursos virão do bolso do consumidor. Para poder arrecadar 17 bilhões de reais com a venda – dos quais cerca de 65% a serem pagos ainda em 2015 –, a tarifa desses empreendimentos, que, desde o vencimento das licenças, está em cerca de 36 reais por megawatt-hora (MWh) passará a 137 por megawatt-hora, de forma a acomodar o valor da outorga. O aumento é de 252 por cento.
A venda da energia desses empreendimentos, cujo investimento já foi totalmente pago, por valores mais baixos era o pilar do programa anunciado por Dilma Rousseff para reduzir a conta de luz.