Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O novo acordo do governo do Rio com a Petrobras na COP28

Parceria entre o Palácio das Laranjeiras e a empresa estatal cria projeto para captura e armazenamento de carbono

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 18h49 - Publicado em 4 dez 2023, 12h01

O governo do Estado do Rio de Janeiro a Petrobras assinaram, em Dubai, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, um protocolo para estudar a criação de um centro de captura e armazenamento de carbono

A tecnologia CCUS (Carbon Capture, Utilization and Storage) está difundida mundo afora com 31 projetos em operação e 164 em desenvolvimento, nenhum deles no Brasil. Para o vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade do Rio, Thiago Pampolha, o empreendimento teria capacidade de capturar 20 milhões de toneladas de CO2 por ano, o que representa 30% das emissões totais da demanda atual.

“Quando implementado, o hub de CCUS do Rio de Janeiro poderá contribuir para evitar emissões geradas não só pelas operações da Petrobras, mas também por outros segmentos como indústria de cimento e siderúrgicas fluminenses, e muitas outras”, afirma Pampolha na COP28. 

O Rio foi escolhido para receber o projeto devido à estrutura e conhecimento técnico da Petrobras usados em planos de exploração e produção. Os trabalhos vão ocorrer nos próximos dois anos e são um destaque da política ambiental do governo de Claudio Castro, já que a medida pode apoiar a descarbonização de diversos setores, como energia e indústria. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.