Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Leite pede a Lula reedição de ações da pandemia para preservar empregos

Governador sugeriu uma nova edição do programa do Benefício Emergencial e recuperou ideia de ‘seguro-receita’ para compensar perdas na arrecadação

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 jun 2024, 17h27

Eduardo Leite entregou ao presidente Lula um ofício de 14 páginas com sugestões de ajuda do governo federal para a reconstrução do Rio Grande do Sul. O documento mostra estimativas sobre os impactos econômicos das enchentes de maio e conta com a minuta de três medidas provisórias.

Uma das medidas é uma espécie de reedição do Programa de Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) adotado pelo governo de Jair Bolsonaro durante a pandemia.

Leite sugere o pagamento do benefício com recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador. Ele também pede a redução salarial proporcional à redução de jornada de trabalho e a suspensão temporária de contratos.

Outra proposta está ligada a previsão de perda arrecadatória de municípios. O governador gaúcho quer uma compensação de 10 bilhões de reais às cidades em estado de calamidade em decorrência do evento climático.

Por fim, Leite recuperou a ideia de um “seguro-receita”, defendida pelos governos estaduais durante a pandemia. De acordo com o ofício, a medida seria necessária “para o caso de a União entender ser demasiado prematura a adoção de auxílio financeiro”.

Continua após a publicidade

“A proposta é que, tendo por referência os valores arrecadados e auditados em exercício anterior, seja definida uma complementação de receita necessária e suficiente para equiparar com aquela auferida no ano passado, corrigido pelo IPCA acumulado no período”, diz o documento entregue ao presidente.

Sem agendamento prévio, Eduardo Leite foi a Brasília na esperança de conseguir uma agenda particular com Lula. Ele foi atendido pelo presidente, junto com outros governadores, em uma rápida conversa após evento do Ministério do Meio Ambiente.

O governador gaúcho espera discutir os detalhes das propostas e saber qual o posicionamento do Planalto nesta quinta-feira. Leite vai voltar para o Rio Grande do Sul no avião presidencial, já que Lula visitará o Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas enchentes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.