Governo decide demitir o presidente do INSS
Apagão na fila de aposentadorias levou o chefe da Previdência, Rogério Marinho, a trocar Renato Vieira; Leonardo Rolim assume o órgão
Como o Radar antecipa na edição de VEJA que está nas bancas, o chefe da Previdência, Rogério Marinho, decidiu demitir o titular do INSS, Renato Vieira. O novo presidente do órgão será Leonardo Rolim.
Vieira assumiu o cargo em 2018, depois de um escândalo de corrupção derrubar o então titular do órgão no governo de Michel Temer. O colapso na fila de aposentadorias e as falhas de gestão na crise da fila de pedidos de aposentadoria tornaram inviável a permanência dele no cargo.
Como o Radar mostrou, com agências do INSS abarrotadas e gerando notícias negativas ao governo todos os dias, Vieira deu férias à coordenadora de Planejamento Estratégico do órgão, Lorena Fonseca. Para piorar, dentro do INSS técnicos dizem que a fila de aposentadorias é maior que os 2 milhões admitidos pela cúpula do órgão.
Ao anunciar a substituição, há pouco, Marinho aliviou a barra de Vieira, negando que sua saída seja em função das falhas no órgão. Mas gente da própria equipe de Marinho conta uma história bem diferente.