O Brasil foi o local escolhido pela AB Inbev para tirar do papel os primeiros resultados de seu hub de inovação, a Z-Tech. Com sede em Nova York e um escritório com 200 colaboradores em São Paulo, a iniciativa nasceu como um braço de tecnologia e inovação da multinacional e busca soluções que facilitem o dia a dia de comerciantes por meio da digitalização dos negócios.
As startups Menu, um marketplace, e a Donus, uma fintech, estão focadas nos pequenos e médios negócios, um dos segmentos que mais sofre com os impactos econômicos da covid-19.
Mas elas não miram só bares e restaurantes, como é o foco da Inbev, dona das marcas Budweiser, Stella Artois, Skol, Brahma e Antarctica. A Donus tem a expectativa de levar serviços financeiros aos mais de um milhão de pequenos e médios negócios presentes no país. A Menu, investida pela Z-Tech desde agosto de 2019, vem ampliando suas atividades de comercialização e delivery de alimentos e bebidas para os mais diversos tipos de negócio e já expandiu 11 vezes seu volume de negócios desde o investimento inicial.
A Z-tech também atua no México, por meio da startup MiMercado. Hoje a aceleradora avalia outras 20 empresas com potencial para investimento na América Latina.