CCJ da Câmara analisa PL que aumenta pena para falsificação de vacinas
Atualmente, a sanção para esse crime é de 10 a 15 anos de reclusão e multa

A CCJ da Câmara dos Deputados pode analisar nos próximos dias um projeto de lei que aumenta as penas para quem falsificar vacinas. A proposta está na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça (comandada por Bia Kicis) e também prevê a punição com mais rigor dos crimes que envolvem falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de todos os produtos destinados a fins terapêuticos e medicinais.
O autor do PL, Jerônimo Goergen (PP-RS), explica que a iniciativa visa coibir irregularidades, que segundo ele tiveram um crescimento significativo durante a pandemia da Covid-19. Hoje, a sanção para esse tipo penal é de 10 a 15 anos de reclusão e multa. O projeto de Goergen aumenta a punição para 20 a 30 de prisão e multa. Mas o relator da proposta, Pompeo de Mattos (PDT-RS), fixou em seu substitutivo a pena de 12 a 20 anos de reclusão e multa.
O projeto cai como uma luva, por exemplo, no caso da falsa enfermeira que aplicou supostas vacinas contra a Covid-19 em empresários de Belo Horizonte.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.