Assine VEJA por R$2,00/semana
Radar Econômico Por Pedro Gil (interino) Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Facebook não combate o ódio, a violência e a desinformação, diz ex-gerente

Rede social enfrenta sua pior crise desde Cambridge Analytica

Por Josette Goulart 4 out 2021, 11h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em setembro, o jornal The Wall Street Journal fez uma séria de reportagens com base em documentos internos do Facebook mostrando como a empresa sabia que as redes estavam prejudicado seus usuários, especialmente adolescentes meninas no Instagram, e nada fez para mudar isto. Ontem, foi ao ar o programa 60 Minutes com a própria denunciante. Frances Haugen é uma ex-gerente de produtos do Facebook e acusa a empresa de abrir mão da segurança dos usuários para ter lucro. Ela disse que a empresa mentiu sobre seus esforços para enfrentar o ódio, a violência e a desinformação na plataforma, apresentando “dezenas de milhares” de páginas de documentos como prova, que foram usados como base das reportagens do Wall Street Journal. Ela ainda diz que a empresa desfez prematuramente uma equipe de integridade civil que era responsável por proteger os processos democráticos e lidar com a desinformação após as eleições de 2020, nos Estados Unidos. Como se sabe, em janeiro, houve a invasão do Capitólio.

    Publicidade

    Esta é a maior crise enfrentada pelo Facebook desde o escândalo Cambridge Analytica, quando a rede foi usada para influenciar as eleições americanas que resultaram na vitória de Donald Trump.  O Congresso americano está em cima, investigando a empresa, e Haugen deve ser ouvida nesta terça-feira, 05. A empresa diz que a acusação é enganosa. Em uma carta enviada a funcionários, publicada pelo New York Times e Financial Times, o chefe de assuntos globais Nick Clegg escreveu:  “Honestamente, cabe aos perpetradores da violência e aos que estão na política e em outros lugares que os encorajaram ativamente.”

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.