Fãs do Metallica se irritam com ‘Stranger Things’ – por um motivo surreal
A faixa 'Master of Puppets' subiu 158 posições e agora ocupa a parada do Top 50 Global do Spotify, mas metaleiros não gostaram nada; entenda a razão
Um dos clássicos do Metallica, Master of Puppets, lançado em março de 1986, voltou a ocupar os primeiros lugares das paradas de sucesso após aparecer no último episódio da série Stranger Things, da Netflix. A canção atingiu neste domingo, 3, sua mais alta colocação até o momento, o 26º lugar do Top 50 Global do Spotify, galgando 158 posições desde a semana passada.
Fenômeno semelhante ocorreu com a música Running Up That Hill, de Kate Bush, que atingiu o primeiro lugar do Spotify e também da Billboard após aparecer na mesma série. A diferença é que Kate Bush há anos não se apresenta ao vivo ou lança nada inédito. Já o Metallica está em turnê, inclusive tendo feito shows no Brasil em maio. Na série, o personagem de Eddie (Joseph Quinn) toca a música na guitarra durante uma incursão dos personagens ao Mundo Invertido.
Ao contrário dos fãs de Kate Bush, que celebraram a descoberta da cantora pelos mais jovens, os fãs de heavy metal não estão gostando nada da popularização da música. No Twitter, os fãs reclamaram que agora, a música será tocada a exaustão em todos os lugares, como se isso fosse um problema.
O fenômeno da ressurreição de velhos hits se tornou comum nos últimos anos, motivado pelo uso das canções nas trilhas sonoras de filmes, séries de TV, videogames — e, claro, nas onipresentes redes sociais. Músicas lançadas décadas atrás voltaram às paradas. A canção Dreams, do Fleetwood Mac, é um desses exemplos. O clássico da fossa roqueira é de 1977, mas voltou ao topo dos rankings após viralizar em 2020 no TikTok, com o vídeo de um skatista ouvindo a música enquanto bebia suco de cranberry. A rede chinesa também foi responsável pelo ressurgimento do Abba. Graças aos vídeos de adolescentes dançando músicas do grupo sueco, os quatro integrantes voltaram a se reunir e, no ano passado, quatro décadas após a separação, lançaram um disco de inéditas. Nos cinemas, o filme The Batman, com Robert Pattinson, tirou do limbo a soturna Something in the Way, do Nirvana. Na época do lançamento, há 31 anos, ela não entrou nas paradas. Agora, fez sua estreia tardia na Billboard.