Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

Compositor brasileiro ameaça processar Taylor Swift por plágio em ‘Karma’

Adriano Cintra é um dos membros fundadores do grupo Cansei de Ser Sexy, ou CSS, e notou semelhanças entre 'Karma' e composição sua de 2005

Por Thiago Gelli Atualizado em 15 Maio 2024, 23h40 - Publicado em 22 jun 2023, 13h02

O compositor Adriano Cintra foi parte da banda de rock alternativo Cansei de Ser Sexy, ou CSS, de 2005 a 2011, quando a deixou por conflitos com as demais participantes. Agora, ele retoma o repertório produzido na época, mas não para voltar a apresentá-lo: ouvindo Karma, faixa do álbum Midnights, de Taylor Swift, o músico notou semelhanças com Music Is My Hot Hot Sex, lançada em 2005, e considera processar a americana por plágio.

Segundo apuração da Folha de S. Paulo, Cintra teria recebido mensagens sobre a semelhança entre as canções desde o lançamento de Swift, mas teria tido “preguiça” de ir atrás do caso. Meses depois, Karma se tornou o novo single da cantora, ganhou um clipe extravagante e remix com a rapper Ice Spice, enquanto as comparações teriam continuado. No último domingo, 18, o compositor buscou aconselhamento do advogado Caio Mariano, dedicado à propriedade intelectual, que convocou dois maestros para laudo pericial dos trabalhos — a depender do veredito, ele deve processá-la.

Continua após a publicidade

As faixas são marcadas pela repetição das palavras “karma” e “music” e, segundo ele, têm notas e melodia “muito parecidas”. Music Is My Hot Hot Sex foi composta ao lado de Lovefoxxx, nome artístico da vocalista e artista plástica Luísa Matsushita, de quem Cintra se afastou após sair da banda e afirmar não aguentar mais “aquelas meninas.” A intenção dele, por hora, é que o processo legal seja feito sem a participação de Matsushita, que “pode procurar também”. 

A banda CSS é um dos projetos nacionais deste século a atingir maior projeção internacional, tendo realizado múltiplos shows no exterior, inclusive no festival Coachella, o mais importante dos Estados Unidos. Já Taylor Swift tem seis datas marcadas para shows no Brasil em novembro, três no Rio de Janeiro e três em São Paulo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.