Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O retrovisor e a luneta

O retrovisor me levou à década de 50. Para frente, minha luneta enxerga a esperança

Por Gustavo Krause
Atualizado em 7 jan 2018, 12h00 - Publicado em 7 jan 2018, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Motorista olha pelo do retrovisor0607

    Nesta época do ano, não adianta evitar o impacto da dimensão temporal da existência, segundo a qual a vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas, só pode ser vivida, olhando-se para frente com atenção plena para momento presente que acende e apaga instantaneamente.

    Com efeito, o retrovisor me levou à década de 50, na sabatina sobre religião no preparatório de admissão (espécie de vestibular para ingresso no curso ginasial), do Externato São Luís de Gonzaga, sob a batuta de Dona Francisquinha, exigente professora e doce criatura.

    – Zé Maria (nome fictício), pergunta fácil: como morreu Jesus Cristo nosso Salvador? Zé Maria era vítima da crueldade dos colegas, o tal do bullying, pela distração e suposta dificuldade de aprendizado. Nervoso, hesitante, demorou segundos para responder, quando um gaiato da turma soprou: – Na cama, com padre Pita (Pároco da Matriz) dando a extrema-unção – o que foi repetido automaticamente. Uma zorra! Ambiente incompatível com a disciplina rigorosa do tempo da “palmatória pedagógica”. Os olhos marejados de Zé Maria deram de cara com a face crispada de contrariedade da querida professora. Silêncio trovejante de um mudo “tamos lascados”.

    Surpresa! A Mestra, suavemente, deu inesquecível e emocionante lição sobre os valores do respeito, da solidariedade e de amor ao próximo. Antes, o ardor da palmatória nas nossas mãos. Dali, cada um tomou seu rumo, embora, o caminho desejado pelo orgulho familiar fosse a conquista de um canudo de doutor em Direito, Medicina ou Engenharia.

    Continua após a publicidade

    Zé Maria trabalhava na mercearia do pai. Desde cedo, demonstrava pendores para a arte de comerciar, produzir e empreender. Concluiu o curso médio de contabilidade e ganhou o mundo. Embrenhou-se na conquista do centro-oeste e, hoje, é um rico produtor da soja, “inteligente e competitiva”, gestada pela EMBRAPA, a incubadora do agronegócio brasileiro que produziu este ano mais de 240 milhões de toneladas de grãos.

    Ora, o complexo conceito de inteligência se manifesta na faculdade de entendimento das ideias e/ou na destreza ou habilidade corporal ou verbal (a primeira dianoia e a segunda sophia para os gregos) sendo a última, a sabedoria, a ação que transforma o mundo real.

    Para frente, minha luneta enxerga a esperança de que a educação brasileira, a partir das propostas estruturantes da gestão do Ministro Mendonça Filho (a exemplo da BNCC), ofereça oportunidades de desenvolver as potencialidades dos jovens brasileiros.

    Gustavo Krause é ex-ministro da Fazenda do governo Itamar Franco

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.