Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

CPI da Covid acontece em péssimo momento para Bolsonaro

Presidente terá que enfrentar comissão em meio a crises na saúde, na economia e na popularidade

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 abr 2021, 19h52 - Publicado em 9 abr 2021, 18h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid será iniciada no Senado num momento ruim para Bolsonaro. Após a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), os senadores terão que investigar as ações do governo no combate à pandemia. Enquanto isso, o presidente da República enfrenta um cenário econômico caótico, uma crise sem precedentes na saúde e vê seus índices de popularidade caírem nas pesquisas de opinião.

    Na economia, a inflação bateu 6,1% em 12 meses, mais do que o teto da meta. Segundo os economistas, vai continuar aumentando até chegar a 7%, 8%. A recessão continua. O PIB (Produto Interno Bruto) está negativo (caiu 4% no ano passado e deve ficar negativo nos dois primeiros trimestres deste ano). O desemprego já atinge 14 milhões de pessoas. A CNI (Confederação Nacional da Indústria) acaba de divulgar um estudo mostrando que há falta de insumos e componentes na maior parte das indústrias. O quadro econômico é horroroso.

    Além disso, a popularidade está caindo nas medidas de todos os institutos. A briga do orçamento só vai ser resolvida com corte de emendas parlamentares. O relator, o senador bolsonarista Márcio Bittar, está criticando o governo em geral e o ministro da Economia, Paulo Guedes, em particular, porque diz que tudo foi feito junto com o governo.

    Quanto à pandemia, esse momento é pior do que o pico do ano passado. As mortes já superaram o marco de 4 mil óbitos diários em alguns dias desta semana e, no mundo inteiro, a imprensa coloca que o Brasil vive sua fase mais tenebrosa. O mau humor dos parlamentares, dos eleitores, e as muitas provas de que o governo deixou de fazer o que precisava – enquanto fez o que não precisava, como a defesa da cloroquina – fortalecem a CPI.

    Vale lembrar a velha frase dos políticos sobre CPIs: sabe-se como começam, e nunca como terminam.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.