Quem são os eleitores mais propensos a mudar o voto até outubro
Segundo levantamento do Datafolha, maioria é mulher, jovem e de classe média alta

Um em cada três eleitores que hoje apontam algum candidato a presidente como preferido podem mudar o seu voto se alguma coisa acontecer — segundo pesquisa Datafolha feita em março, 32% dos consultados admitem essa possibilidade.
Dentro dessa parcela de eleitores que podem abandonar os seus escolhidos, há alguns nichos onde a possibilidade de infidelidade é maior. Entre os jovens de 16 a 24 anos, essa taxa chega a 50%. Na sequência, aparecem os entrevistados que possuem curso superior (39%), as mulheres (36%), quem tem ensino médio (36%) e quem está na faixa de 25 a 34 anos (36%).

Na Região Sudeste, que concentra quase metade do eleitorado e onde os líderes das pesquisas enfrentam mais dificuldades, 35% admitem que podem mudar sua opção, como mostrou reportagem de VEJA desta semana.
Na visão do cientista político Carlos Pereira, professor da FGV, o perfil, no entanto, representa poucas chances de mudança de cenário para o presidente Jair Bolsonaro (PL), atual segundo colocado nas pesquisas. “É uma notícia ruim para Bolsonaro, porque esse eleitor tende a migrar para qualquer candidato que não seja ele. Não é um perfil conservador”, analisa.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.