Por que Belo Monte continua operando mesmo com licença vencida
Documento que autoriza a operação da usina está vencido desde 2021 e renovação depende de análise técnica do Ibama
A usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, está com a licença de operação vencida desde novembro de 2021, mas segue operando normalmente. A decisão sobre a renovação ou não do documento está na mesa do Ibama desde então e é alvo de pressão de ambientalistas, ONGs, comunidades indígenas e ribeirinhas da região.
A usina pode continuar funcionando porque a renovação do licenciamento foi requerida pela concessionária da usina, a Norte Energia, com antecedência mínima de 120 dias em relação à data de expiração. De acordo com a Lei Complementar nº 140/2011, a licença atual permanece válida até a manifestação definitiva do Ibama. Segundo o órgão, a equipe técnica de licenciamento ambiental ainda está analisando as informações complementares apresentadas pela empresa.
Reportagem de VEJA desta semana mostra que a decisão do Ibama pode pesar sobre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que foi crítica ao projeto da usina durante o segundo mandato de Lula e chegou a defender o adiamento. Um parecer do próprio Ibama, de junho de 2022, afirma que a Norte Energia cumpriu integralmente apenas treze das 47 condicionantes socioambientais impostas quando da concessão da licença.
Segundo o Ministério Público, ONGs e moradores locais, a construção da usina causou prejuízo ao meio ambiente e fez com que sumissem os peixes do Rio Xingu, causando prejuízo aos pescadores e comunidades indígenas.
A empresa nega as acusações, diz que adotou várias medidas para minimizar os danos aos ribeiros e ao meio ambiente e alega que todas as condicionantes foram atendidas ou estão em atendimento.
A Belo Monte é a quarta maior hidrelétrica do mundo e a segunda do Brasil, atrás apenas de Itaipu. Embora tenha capacidade para produzir 11 233 MW, ela gera hoje um pouco menos da metade disso (veja quadro acima), o suficiente para abastecer 60 milhões de residências.
Bola de Ouro 2025: confira os vencedores do prêmio
Em cadeira de rodas, Faustão marca presença no casamento da filha
Morre JP Mantovani, aos 46 anos, em acidente de motocicleta, em São Paulo
Com ou sem anistia, condenados por golpe já têm estratégia para prisão domiciliar
Flamengo x Vasco pelo Brasileirão: onde assistir, horário e escalações

