É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Os percalços que o casal Moro ainda pode enfrentar na Justiça Eleitoral

Adversários preparam ações contra registro de candidatura de Rosangela em São Paulo e do ex-ministro no Paraná

Por Da Redação Atualizado em 1 ago 2022, 09h19 - Publicado em 31 jul 2022, 11h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A paralisação de um inquérito que investiga se Sergio e Rosangela Moro agiram ou não com má-fé no registro de domicílio eleitoral, em São Paulo, ofereceu um breve alívio ao casal lavajatista da ofensiva para tirá-los da disputa via Justiça Eleitoral. Se os adversários políticos cumprirem o que têm prometido, porém, a trégua deve durar no máximo duas semanas.

    Isso porque o prazo para entrar com pedidos de impugnação contra candidaturas será aberto a partir do dia 16polici de agosto. O diretório municipal do PT, que foi o responsável pela recusa do domicílio eleitoral de Sergio Moro pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), promete enviar um pedido de impugnação contra a candidatura de Rosangela neste dia. Ela não teve seu caso julgado pela Justiça Eleitoral de São Paulo porque o seu nome não foi incluído na representação do PT que gerou a decisão contrária ao ex-juiz.

    A advogada tem se mostrado confiante de que o pedido de impugnação não vai prosperar. “Eu estou segura, pois apresentei todos os documentos ao tribunal comprovando meu vínculo com o estado de São Paulo e confio nas instituições”, disse Rosangela em entrevista a VEJA.

    Há ainda um outro caminho jurídico que pode voltar a trazer dores de cabeça ao casal. A decisão do juiz Márcio Kayatt, do TRE-SP, trancando o inquérito que apura se houve fraude no registro de domicílio de Sergio e Rosangela é provisória, ou seja, vale apenas até o julgamento de mérito e ainda pode ser derrubada. A bola está com o Ministério Público Eleitoral, que já se posicionou a favor da continuidade do inquérito, para apresentar um recurso contra a decisão. O MP Eleitoral já havia pedido diversas providências à Polícia Federal, responsável pelo inquérito. Isso incluía ouvir testemunhas e funcionários do prédio na zona sul da capital onde Rosangela alugou um flat, inclusive síndico e o responsável pela locação.

    Além disso, há a possibilidade de que a própria candidatura de Moro ao Senado pelo Paraná também seja questionada. A empresária Roberta Luchsinger, apoiadora do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a mesma que entrou com a ação que resultou no inquérito contra o casal, já disse que irá questionar o cumprimento de prazo para filiação partidária do ex-ministro. A tese é que Moro teria cumprido o prazo de filiação válido para uma candidatura em São Paulo, mas que isso não serviria para o registro de candidatura em outro estado — o que certamente será explorado em ações judiciais por adversários.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.