Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O descontentamento do partido de Janones com a formação do governo Lula

Avante pleiteou Ministério do Turismo, Secom ou Pesca, mas pode ficar sem nada

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 28 dez 2022, 17h25

O Avante, partido do deputado federal André Janones, anda insatisfeito com a forma como vem sendo tratado pelo PT e pessoas mais próximas do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para a composição do próximo governo. A quatro dias da posse, a legenda, que sugeriu comandar o Ministério do Turismo, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República ou o Ministério da Pesca, está por enquanto fora do primeiro escalão.

O descontentamento tem um motivo: Janones abriu mão de disputar o pleito presidencial — ele atingia até dois pontos percentuais em algumas pesquisas eleitorais — para apoiar Lula ainda no primeiro turno. No segundo, foi um dos principais (para muitos o principal) personagens a disputar de igual para igual com o bolsonarismo nas redes sociais, onde tem 13 milhões de seguidores — inclusive depois da eleição.

Embora Janones venha dizendo reiteradamente que não tem interesse em atuar na Esplanada dos Ministérios (ele se reelegeu deputado federal), seu partido diz que tem o direito de obter um posto de destaque na próxima gestão. Internamente, dirigentes reclamam que políticos de partidos como MBD e PDT, que chegaram apenas no segundo turno e tiveram menos destaque que Janones, já foram contemplados.

O recado tem dois endereços certos: Simone Tebet e Carlos Lupi. Enquanto a primeira foi anunciada como ministra do Planejamento, Lupi deverá ficar com a Previdência.

Continua após a publicidade

Caso não consiga emplacar um nome até a posse, o Avante, que tem sete deputados eleitos e formou um bloco com o Patriotas (que tem mais cinco parlamentares), ameaça até deixar de apoiar o governo Lula.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.