PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Marinha terá o primeiro navio polar inteiramente construído no Brasil

Com custo estimado de 692 milhões de reais, embarcação terá moderna tecnologia quebra-gelo e dois helicópteros e trará avanços para a missão na Antártida

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h34 - Publicado em 17 out 2023, 07h00

A Marinha do Brasil faz nesta terça-feira, 17, a cerimônia de batimento de quilha do primeiro navio polar construído no Brasil. O evento, que marca oficialmente o início da construção da embarcação, ocorrerá em Aracruz (ES) e terá a presença no ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Com custo aproximado de 692 milhões de reais, o navio polar Almirante Saldanha será construído pelo estaleiro Jurong Aracruz e foi projetado para substituir uma das duas embarcações do tipo em atividade hoje, com previsão para operar a partir de outubro de 2025. Segundo a Marinha, o navio será equipado com uma das mais avançadas tecnologias quebra-gelo do mundo e representa um forte avanço para as missões brasileiras de exploração e pesquisa científica na Antártida.

“O Almirante Saldanha terá capacidade para quebrar camadas glaciais comaté um metro de espessura e menos de um ano de formação, além de propiciar manobras mais eficientes, melhor aproveitamento do combustível e maior agilidade na carga e descarga de equipamentos nas missões antárticas”, explica o contra-almirante André Novis Montenegro, coordenador de Implantação de Programas da Marinha. O navio ainda transportará dois helicópteros AirBus-25 recém-adquiridos pelas Forças Armadas, que podem carregar cerca de uma tonelada e meia cada e têm autonomia de voo superior a 600 quilômetros.

Ainda de acordo com oficiais da Marinha, o investimento no navio polar indica uma valorização pelo governo do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), projeto que existe há mais de quatro décadas e, além de consolidar a participação do Brasil no Tratado da Antártida como membro com poder de veto, viabiliza as pesquisas científicas nacionais no continente gelado. “Cabe a nós oferecer apoio e suporte logístico às atividades conduzidas pelo governo na Antártida, incluindo navios, helicópteros, médicos e mergulhadores”, diz o Capitão de Mar e Guerra Marcelo Gomes, assessor do Proantar.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), os estudos conduzidos na Antártica contribuem para prever a ocorrência de eventos climáticos extremos no Brasil. “Pesquisas brasileiras comprovam que fenômenos na Antártica influenciam as chuvas na Amazônia, e que as correntes marítimas na Antártida impactam diretamente os recursos no nosso litoral”, explica a coordenadora de Mar e Antártica do MCTI, Andrea Cruz-Kaled.

Outros avanços científicos, segundo Cruz-Kaled, envolvem a descoberta de substâncias no continente gelado com potencial de uso na medicina e agricultura. “A Antártica tem uma comunidade biológica diversa com adaptações evolutivas particulares — nos fungos e plantas, já foram identificadas moléculas que podem ser utilizadas como pesticidas naturais e filtros solares, por exemplo”, comenta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.