PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Marcelo Castro será relator da PEC pelo fim da reeleição na CCJ

Medida visa dar celeridade ao processo no Senado, uma vez que o senador é também relator do Código Eleitoral

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 9 Maio 2024, 11h31 - Publicado em 7 mar 2024, 16h08

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) será o relator, na Comissão de Constituição e Justiça, da proposta de emenda à Constituição (PEC) de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) que propõe a extinção do mecanismo da reeleição e estipula mandatos de cinco anos para cargos no Executivo. A escolha foi definida na manhã desta quinta-feira, 7, durante reunião de líderes no Senado, e o anúncio ainda será feito pelo presidente da comissão, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Relator do Código Eleitoral, Castro tem sido o rosto visível do grupo liderado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que, nas últimas semanas, tem encampado a proposta de extinção da reeleição. O senador do Piauí elaborou três PECs com a mesma proposta: fim da reeleição e ampliação dos mandatos para cinco anos, com modulações diferentes de como essa mudança seria feita.

São duas opções que preveem coincidência de eleições majoritárias (em que o eleitor escolhe presidente, senadores, governadores e deputados) e municipais (em que são escolhidos os prefeitos, vices e vereadores), e uma que sugere a alternância dos pleitos a cada dois e três anos. Castro, no entanto, ainda não iniciou a coleta de assinaturas necessárias para protocolar as PECs.

Por que nomear Castro relator? 

A ideia de indicar o emedebista na relatoria visa dar celeridade ao processo, já que a PEC apresentada por Kajuru, com o aval de 19 senadores, já está tramitando na CCJ. O grupo liderado por Pacheco tem a intenção de aprovar o fim da reeleição ainda no primeiro semestre deste ano. O presidente do Senado quer transformar a PEC num marco de sua gestão e assim pavimentar os próximos passos políticos dele: eleger Alcolumbre seu sucessor no ano que vem e se credenciar para tentar o governo de Minas em 2026.

Uma vez nomeado relator, Castro pretende organizar audiências públicas para chamar integrantes da sociedade civil para debater o tema. O objetivo é dirimir as críticas, oriundas principalmente de parlamentares governistas, de que esse assunto sempre volta a ser discutido durante os governos petistas. A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), já afirmou que a PEC que pede o fim da reeleição é “oportunista”.

Continua após a publicidade

“Queremos que a sociedade participe dessa discussão. Para isso, vamos prever sessões de debate aqui no Senado”, disse o senador. “Vamos mostrar como a reeleição é prejudicial para a administração pública. Nossa expectativa é que até junho possamos aprovar, no Senado, o fim da reeleição e a PEC possa ser analisada pela Câmara.”

Interlocutores de Castro afirmam que a relatoria da PEC que tramita na CCJ não altera o processo iniciado pelo senador emedebista em relação às três propostas que apresentou. A ideia é oferecer opções para o debate, com mais opções de como a alteração pode ser efetuada, uma vez que a PEC que está na CCJ não traz tanto detalhamento, e, caso alguma das propostas tenha maior adesão, será feito um substitutivo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.