Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Datafolha: Marçal empata com Nunes e Boulos na disputa em São Paulo

Coach subiu 7 pontos em relação à primeira semana de agosto, enquanto o prefeito perdeu 4; candidato do PSOL e Tabata oscilaram 1 ponto para cima

Por Isabella Alonso Panho Atualizado em 22 ago 2024, 18h16 - Publicado em 22 ago 2024, 16h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os candidatos Ricardo Nunes (MDB), Pablo Marçal (PRTB) e Guilherme Boulos (PSOL)
    Os candidatos Ricardo Nunes (MDB), Pablo Marçal (PRTB) e Guilherme Boulos (PSOL) (Renato Pizzutto/Band/Divulgação)

    Pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 22, mostra que o coach e candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, cresceu em relação à pesquisa feita pelo mesmo instituto no início de agosto, chegou a 21% das intenções de voto e está tecnicamente empatado com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tem 19%, e com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), com 23%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Publicidade

    Marçal subiu 7 pontos percentuais em relação ao levantamento da primeira semana de agosto, quando tinha 14%, enquanto Nunes caiu 4 (tinha 23%). Já Boulos oscilou 1 ponto para cima (tinha 22%).

    Publicidade

    Entre os outros candidatos, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) caiu de 14% para 10%, enquanto a deputada Tabata Amaral (PSB) oscilou de 7% para 8%. A concorrente do Novo, a economista Marina Helena, permaneceu com 4%.

    A movimentação registrada pela pesquisa desta quinta mostra Marçal ultrapassando Datena e ameaçando as candidaturas de Boulos e Nunes, até então líderes e virtuais adversários no segundo turno. O prefeito é o mais penalizado e perde votos entre os bolsonaristas. Segundo o Datafolha, 44% dos eleitores do ex-presidente dizem que votariam em Marçal. Há duas semanas, esse número era de 29%. A preferência desse público por Nunes caiu de 38% para 30%.

    Publicidade

    Repercussão

    Marçal fez uma série de publicações nas suas redes sociais comentando as pesquisas. Ele disse que “a piada virou pesadelo” e que o levantamento do Datafolha estaria errado, porque, segundo ele, “não vai ter segundo turno”. Sua campanha divulgou uma nota afirmando “somos só nós (o povo e Deus) contra tudo e todos”.

    Continua após a publicidade

    Maior prejudicado pelo resultado das pesquisas, Nunes disse que recebeu o resultado com “serenidade” e que espera ter ampla vantagem no segundo turno. “No levantamento sobre o primeiro turno, há um empate técnico na primeira colocação, e, sobre o segundo turno, larga vantagem a favor de Nunes”, disse sua campanha em nota. “Não comento pesquisa”, disse Datena.

    Publicidade

    Boulos comemorou o resultado da pesquisa nas suas redes sociais. Apesar da margem de erro e da liderança apertada, ele ficou em primeiro lugar. “Mais uma pesquisa importante mostrando que o povo de São Paulo quer mudança! A caminhada é longa, mas seguimos com coragem e esperança para construir uma cidade para todos os paulistanos”, escreveu o psolista.

    Em nota divulgada pela sua assessoria, Tabata avaliou positivamente o resultado. A campanha disse que ela “dobrou sua porcentagem na espontânea, diminuiu o desconhecimento e segue sendo a candidata com a menor rejeição”.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.