Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Crime eleitoral, vídeo feito por IA mostra Bolsonaro pedindo voto a Marçal

Montagem simula voz e imagem de ex-presidente concedendo apoio ao candidato do PRTB e pode levar à cassação caso tenha sido feita por alguma campanha

Por Isabella Alonso Panho Atualizado em 27 ago 2024, 21h05 - Publicado em 27 ago 2024, 20h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Candidato do PRTB trocou farpas com Bolsonaro nas redes nos últimos dias
    Candidato do PRTB trocou farpas com Bolsonaro nas redes nos últimos dias (Twitter/Pablo Marçal/Reprodução)

    Circula nas redes sociais um vídeo feito por inteligência artificial (IA) no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro pede votos ao candidato Pablo Marçal (PRTB) na corrida pela prefeitura de São Paulo. O material, publicado originalmente no TikTok, agora circula no X (antigo Twitter). O perfil que inicialmente divulgou o vídeo foi excluído.

    Publicidade

    “Apesar das diferenças e discussões passadas, quero expressar meu apoio ao Pablo Marçal. Reconheço seu caráter e compromisso com o Brasil, qualidades que são essenciais para o futuro do nosso país”, diz a montagem que simula a voz do ex-presidente.

    Publicidade

    Em seguida, os elogios ao coach continuam. “Peço a todos os meus amigos e eleitores que também apoiem o Pablo Marçal, pois ele é um líder que tem mostrado coragem e dedicação, acreditando no trabalho de pessoas comprometidas com o Brasil podemos construir um futuro melhor. Vamos nos unir em torno de líderes que verdadeiramente querem trabalhar pelo nosso País.”

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O apoio do ex-presidente nas eleições de São Paulo é para o prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB). Marçal disse, no começo da campanha, que era o único “verdadeiramente bolsonarista” disputando o pleito e chegou a deixar fixada na sua conta do Instagram uma foto ao lado de Bolsonaro.

    No entanto, os dois protagonizaram uma troca de farpas nas redes sociais. O ex-presidente ironizou o candidato do PRTB que, como resposta, pediu de volta cem mil reais que teriam sido supostamente doados para a campanha de Bolsonaro em 2022. Os filhos do ex-presidente tampouco mostraram simpatia a Marçal. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) chegou a manifestar apoio à candidata do Novo em São Paulo, a economista Marina Helena.

    Publicidade

    Justiça Eleitoral

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) editou no começo do ano resoluções que proíbem o uso de inteligência artificial em materiais de campanha para difamar outros candidatos. O uso dessa ferramenta só é permitido quando for em benefício do candidato que o veicula e quando o uso de IA fica anunciado no material. O vídeo de Bolsonaro pedindo votos a Marçal não tem, até o momento, uma autoria clara, mas se for identificado que partiu de alguma campanha, pode levar à cassação da chapa.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.