Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Alckmin e França têm uma divergência sobre o futuro eleitoral de Tabata

Vice-presidente e ministro estão otimistas com candidatura da deputada a prefeita de São Paulo, mas fazem avaliações diferentes sobre rival no segundo turno

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 16h35 - Publicado em 26 jan 2024, 11h17

Tanto o vice-presidente Geraldo Alckmin quanto o ministro do  Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, estão otimistas quanto à pré-candidatura da deputada Tabata Amaral (PSB-SP) à prefeitura de São Paulo. Os dois ex-governadores de São Paulo, ambos filiados ao PSB, apostam que a parlamentar estará no segundo turno da eleição paulistana, mas divergem sobre qual será o seu eventual rival na reta final da eleição. 

O vice-presidente avalia que Tabata pode ir para o segundo turno das eleições com o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que deve ter os apoios do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Já o ministro aposta que a deputada pode ir para essa etapa da disputa ao lado do também deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), nome avalizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nunes e Boulos são os principais adversários de Tabata na eleição e podem reproduzir na disputa paulistana a polarização política nacional que se viu nas últimas eleições nacionais. Em evento de lançamento da sua pré-candidatura na quinta-feira 25, na Vila Missionária, zona sul da cidade, ela deixou claro que vai se apresentar como a candidata de centro que pode unir os extremos na cidade. “Polarização não tapa buraco”, disse ao lado de França e com a participação de Alckmin, por vídeo — leia matéria aqui.

Com Datena e Márcio França, Tabata Amaral lança campanha à prefeitura de São Paulo na casa onde cresceu, na zona sul da cidade

Continua após a publicidade

Com Datena e Márcio França, Tabata Amaral lança pré-campanha à prefeitura de São Paulo na casa onde cresceu, na zona sul da cidade. No mesmo evento, Tabata disse que tem “mais tempo de mandato e de propostas” do que Boulos, mas teve como foco principal de suas críticas a gestão de Ricardo Nunes. “Nossa aposta está nos indecisos, que ainda não me conhecem”, complementou. 

Disputa pelo terceiro lugar

O cálculo do segundo turno depende de que lado podem vir os votos a favor da deputada. Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas em dezembro passado mostra Tabata em terceiro lugar nas intenções de voto, com 8,9%. O primeiro lugar é de Boulos, com 31,1%, seguido de Nunes, que tem 25,4%. Depois de Tabata, vêm os deputados federais Ricardo Salles (PL-SP), com 8,3%, e Kim Kataguiri (União Brasil-SP), com 5,4% A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos — por essa razão, Tabata está empatada com Salles e Kataguiri.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.