Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A popularidade de Bolsonaro melhora até na Bahia

Estado sempre foi um dos que mais rejeitam o presidente e seu governo

Por Da Redação Atualizado em 25 abr 2022, 12h05 - Publicado em 25 abr 2022, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Que a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seu governo vem melhorando nos últimos meses já é sabido, inclusive levando à melhoria também da sua posição na corrida presidencial – ele tem se aproximado do seu principal rival em todos os segmentos do eleitorado, como mostrou  reportagem de VEJA.

    Publicidade

    O bom momento do capitão, no entanto, já chega até mesmo a estados onde ele sempre foi amplamente rejeitado, como a Bahia. Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 19 e 24 de abril e divulgado nesta segunda-feira mostra que o índice de ótimo/bom atribuído ao seu governo pelos baianos chegou a 24,5% — era de 18,5% em novembro.

    Publicidade

    Já a taxa de ruim/péssimo caiu no mesmo período de 57,7% para 55,2%. Quando questionado apenas se aprova ou desaprova a gestão, o índice daqueles que desaprovam também recuou, de 65,8% para 62,3%.

    Embora os índices de reprovação entre os baianos ainda sejam muitos altos, a melhora já tem algum impacto positivo. Na disputa contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é muito popular no estado, Bolsonaro também melhorou a sua posição: hoje ele tem 25,8% das intenções de voto contra 51,3% do petista – em novembro, o placar era 50,4% para o ex-presidente contra 21,8% do presidente.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Além disso, o seu candidato ao governo do estado, o ex-ministro João Roma saltou de 3,9% das intenções de voto em novembro para 10,1% em abril – ele está atrás de Jerônimo Rodrigues (PT), que tem 16,1%; e ACM Neto (União Brasil), que tem 55,4%. Importante ressaltar que em novembro o candidato do PT era o senador Jaques Wagner, que desistiu da disputa.

    A pesquisa tem margem de erro de 2,3 pontos percentuais, foi feita com 1.820 eleitores por meio de entrevistas pessoais em 80 municípios da Bahia e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-06739/2022.

    Publicidade

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.