Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Letra de Médico

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil
Continua após publicidade

Quando os caminhos da espiritualidade se cruzam com os da longevidade

Cultivar princípios de meditação, gratidão, religião e conexão com a natureza pode ser um fator protetor para a saúde, sugerem pesquisas

Por Ari Timerman*
Atualizado em 14 Maio 2024, 00h17 - Publicado em 14 jul 2023, 09h38

O aumento gradual e constante da expectativa de vida motiva os pesquisadores a se debruçarem sobre as razões que nos levam a desfrutar do privilégio da longevidade. As conclusões esbarram em condições não modificáveis, como a genética do indivíduo, e em fatores modificáveis, aqueles passíveis de serem alterados: tabagismo, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, obesidade, sedentarismo e estresse, por exemplo.

A autoestima e o bem-estar também são componentes que parecem contribuir para uma vivência plena e duradoura. Por trás do bem-estar entram fatores como capacidade funcional, nível socioeconômico, estado emocional, interação social, intelectualidade, autocuidado, suporte familiar, boa saúde e satisfação com atividades exercidas no dia a dia. Mas existe outra via de acesso a uma vida saudável ainda pouco explorada pela medicina, mas que vem sendo alvo de cada vez mais estudos, a espiritualidade.

A espiritualidade – que não é necessariamente uma expressão de religiosidade – é um fenômeno que não se encaixa em uma simples definição. Podemos arriscar, porém, que se trata da busca por um sentido de vida, uma tentativa de vínculo entre o humano e o sagrado cujo objetivo é obter uma conexão consigo mesmo e conquistar respostas para os mistérios da existência.

E cada um terá um meio próprio de encontrar as respostas. A meditação é um deles: há relatos de pessoas que conseguem baixar os níveis de ansiedade com a prática. E a ansiedade, aliás, é uma das malfeitoras do coração.

Continua após a publicidade

Há, por outro lado, quem encontre a espiritualidade em uma rotina ligada à natureza, cultivando plantas e se estabelecendo no campo.

Da mesma forma, a gratidão é um caminho para a espiritualidade, assim como fazer trabalhos voluntários, pois ajudar o próximo traz benefícios para quem executa a doação de tempo e afeto.

É um exercício e tanto definir espiritualidade porque se trata de um conceito aberto e dinâmico. Mas um exercício que tem grande chance de contribuir para a qualidade e a quantidade de vida.

Continua após a publicidade

Na última edição do Congresso da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, em junho passado, debatemos amplamente o tema. Isso porque tem crescido a produção de pesquisas explorando os efeitos da espiritualidade na prevenção e no controle dos problemas cardiovasculares.

Não se trata de cura mágica, mas de uma conexão consigo e o mundo ao redor capaz de fazer a diferença pela saúde.

* Ari Timerman é cardiologista e ex-presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.