Sem transparência na Saúde, governo semeia insegurança digital
Jair Bolsonaro criticou segurança do voto eletrônico mas, até aqui, o governo se mostrou incapaz de garantir integridade e sigilo dos dados da população

Jair Bolsonaro passou os últimos quatro anos criticando a tecnologia do voto eletrônico e acusando a Justiça Eleitoral de encobrir fraudes em resultados de eleições, sem jamais apresentar uma única prova. Recuou, semanas atrás, com a justificativa de ter recebido garantias de especialistas da Forças Armadas sobre a segurança do sistema.
A ofensiva que paralisou o Ministério da Saúde expôs, mais uma vez, o “lado b” da Presidência da República em segurança digital.
Bolsonaro desqualificou os protocolos de proteção do Judiciário e insinuou que não aceitaria o resultado de uma derrota na eleição presidencial de 2022. Mas, até aqui, o governo se mostrou incapaz de garantir integridade e sigilo dos dados que a população lhe confia.
A Saúde, por exemplo, tem sido alvo frequente de ataques desde o ano passado. Não se sabe exatamente o que aconteceu, e a rarefeita transparência governamental nas informações divulgadas desde sexta-feira só reforçam a insegurança.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.