Entre as múltiplas décadas da história do cinema e da televisão, elaborar uma régua para definir os melhores exemplares da arte audiovisual é um enorme desafio, o qual a plataforma IMDb delega a seus milhares de usuários de todo o mundo — entre eles críticos especializados e espectadores. Com base em avaliações de 0 a 10, que podem ser feitas a partir de um cadastro no site, duas listas de 100 obras cada definem os melhores títulos. Levantamento feito pelo time de VEJA descobriu, então, em quais plataformas estão essas séries e filmes — pesquisa que apontou o streaming da HBO Max como o que detém o maior número de produções do ranking: por lá estão 21 longas e 27 seriados ao todo.
Dos dez filmes mais queridos pelo público, a plataforma exibe o líder da lista, Um Sonho de Liberdade, além de Batman – O Cavaleiro das Trevas, O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei e O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel. Já no mundo das séries, o canal conta com sete clássicos do formato: Irmãos de Guerra, Chernobyl, A Escuta, Família Soprano, Game of Thrones, Rick e Morty, Sherlock e The Office.
Para além da HBO Max, o Telecine (parte do Globoplay) fica em segundo lugar entre as plataformas com mais filmes bem avaliados no IMDb, seguido pelo Prime Video, Disney+ e Netflix. Já entre as melhores séries, a Netflix encosta na HBO Max — na lista ainda aparecem, respectivamente, o Prime Video, o Star+ e o Paramount+.
Apesar de predominada por clássicos do século XX, a lista de melhores longas da história conta também com dois lançamentos atualmente na disputa pelo Oscar: são eles Oppenheimer e Pobres Criaturas, que lideram as indicações ao prêmio em 2024. Já séries de apenas uma temporada que se destacam são The Last of Us, O Ensaio e A Maldição da Residência Hill.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial