O que tem na aula de educação física do Estado Islâmico?
Pela tradição islâmica, Maomé recomendou: “Ensine suas crianças a fazer tiro, natação e corrida de cavalo”. Como o objetivo do Estado Islâmico é imitar o modo de vida dos tempos do profeta, todo os demais esportes são rejeitados. O futebol, que só foi inventado no século XIX, obviamente ficou de fora da lista. Na maioria das cidades controladas pelo Estado Islâmico […]


Jovens jogam futebol sem bola em cena do filme Timbuktu, que conta a história de uma aldeia da Mauritânia dominada pelo Estado Islâmico (Crédito: Divulgação)
Pela tradição islâmica, Maomé recomendou: “Ensine suas crianças a fazer tiro, natação e corrida de cavalo”.
Como o objetivo do Estado Islâmico é imitar o modo de vida dos tempos do profeta, todo os demais esportes são rejeitados. O futebol, que só foi inventado no século XIX, obviamente ficou de fora da lista.
Na maioria das cidades controladas pelo Estado Islâmico (EI ou Isis), porém, natação e corrida a cavalo não estão disponíveis. A única opção dos meninos nas escolas então costuma ser treinar tiro ou praticar outras técnicas de combate. As meninas não participam.
No filme Timbuktu, que mostra as mudanças em uma aldeia da Mauritânia sob domínio do Estado Islâmico, os jovens são proibidos de jogar futebol. Eles, então, encenam jogadas, mas sem bola. Quando os terroristas aparecem, eles rapidamente simulam exercícios físicos como polichinelo e abdominal.
O Estado Islâmico também proíbe a todos, incluindo seus membros, de assistir a partidas de futebol, seja em estádios ou pela televisão. Também é comum que eles façam atentados em estádios, como já aconteceu na França e no Iraque.
OUTRAS DÚVIDAS UNIVERSAIS
Por que os terroristas do Estado Islâmico executam gays, mas mantêm homossexuais em suas fileiras?
Como os diplomatas da Coreia do Norte vivem sem salário?
Por que ditaduras gostam de ter “Democrática” no nome oficial?
Quer ser avisado sobre os próximos posts? Siga o Dúvidas Universais no Twitter e no Facebook.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)