Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Como os diplomatas da Coreia do Norte vivem sem salário?

A Coreia do Norte é um dos países mais pobres do mundo. Desde os anos 1990, quando perdeu a ajuda soviética, é incapaz de alimentar a própria população. Desesperado por conseguir qualquer renda, Kim tem enviado diplomatas para o exterior com a missão de conseguir dividendos e enviar uma parte de volta para casa. Na América Latina, o […]

Guardas da Coreia do Norte na Zona Demilitarizada, que faz fronteira com a Coreia do Sul, em 2010 (Crédito: Flickr/John Cant)

Guardas da Coreia do Norte na Zona Demilitarizada, que faz fronteira com a Coreia do Sul, em 2010 (Crédito: Flickr/John Cant)

A Coreia do Norte é um dos países mais pobres do mundo. Desde os anos 1990, quando perdeu a ajuda soviética, é incapaz de alimentar a própria população. Desesperado por conseguir qualquer renda, Kim tem enviado diplomatas para o exterior com a missão de conseguir dividendos e enviar uma parte de volta para casa.

Na América Latina, o negócio mais comum é o contrabando de charutos cubanos. Na porta das fábricas de Havana, eles compram os produtos no câmbio negro por 10% do valor. Depois, embarcam a mercadoria em malas diplomáticas, que não podem ser revistadas. Em uma viagem, eles podem conseguir até 10 mil dólares. Mas às vezes há imprevistos.

 

OUTRAS DÚVIDAS UNIVERSAIS

Por que Moisés demorou 40 anos para atravessar o Sinai, que só tem 200 km de largura? 

Por que os americanos não se abraçam? 

Por que há tantos irmãos terroristas? 

Dá para ser budista e terrorista ao mesmo tempo?

 

Em setembro de 2015, dois membros da embaixada da Coreia do Norte no Brasil foram pegos no aeroporto de Viracopos, em Campinas, com 3800 charutos cubanos. Como era muita bagagem, os fiscais da alfândega suspeitaram e pediram para olhar o conteúdo.

Funcionários da Coreia do Norte já foram pegos em vários cantos do mundo contrabandeando produtos variados. Em Moçambique, estavam com chifres de rinoceronte da África do Sul. Na fronteira com a China, com eletrônicos da Mongólia. Em Bangladesh, com 27 quilos de ouro.

Na Europa, diplomatas já receberam ordens para vender drogas em 2013 e depois enviar o dinheiro arrecadado para a Coreia do Norte. Cada um ficou responsável por comercializar 20 quilos de metanfetamina. O montante arrecadado seria usado para os festejos de aniversário do ditador Kim Jong un.

Quer ser avisado sobre os próximos posts? Siga o Dúvidas Universais no Twitter e no Facebook.

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Jorge Luís dos Santos

    Obrigado, Duda, pelas informações extravagantes que fazem parte do nosso sub-mundo.

    Curtir

  2. Comentado por:

    A.Barroso

    Paraiso do petê,pecedobê,pesola e outras porcarias…

    Curtir

  3. Comentado por:

    Wilson A. Zamignani

    Comunistas s socialistas são ladrões, escória, lixo…é um absurdo o nosso País estar tomado por estes párias…

    Curtir

  4. Comentado por:

    massa

    saia desse país, isso é lugar de se viver? venha para o Brasil que está quase chegado lá. acho engraçado como as pessoas gostam de ser subservientes. grandes autoridades se dobrarem diante de um ditador. seus súditos devem conseguir dinheiro para ele gastar. é um absurdo. Lula não é muito diferente.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Carlos Francisco Tinoco de carvalho

    O povo é quem paga as façanhas desse lunático !!

    Curtir

  6. Comentado por:

    Alex

    E alguém se mete a besta com os norte coreanos? A china protege eles… e dizem que eles tem a bomba, mas eu tenho lá minhas dúvidas se sabem usar…
    Ainda acho que algum dia esse presidente lunático deles vai mandar uma mala com uma bomba para algum lugar. A retaliação vai ser nuclear. Tenho certeza que o Tim SAM tem um míssel nuclear apontado para o palácio desse Jong un, a tipo vinte minutos de distância, só em caso de emergência.

    Curtir