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A população ainda paga a conta da Copa da Roubalheira

Orçado em R$ 1,4 bilhão, o VLT de Cuiabá já consumiu R$ 1,06 bilhão sem rodar sequer um metro. Segundo o governo, são necessários mais R$ 922 milhões

Por Branca Nunes Atualizado em 14 jun 2017, 13h37 - Publicado em 14 jun 2017, 13h26
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  • Há três anos, no Estádio do Itaquerão, em São Paulo, o mundo ouviu o apito inicial do jogo de abertura da Copa de 2014. Sem pressentir a derrota por 7 a 1 contra a Alemanha, os brasileiros ainda sonhavam não apenas com o hexacampeonato, mas também com a conclusão das obras de mobilidade urbana e infraestrutura que, segundo os governantes, estavam atrasadas mas seriam finalizadas a tempo.

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    Neste junho de 2017, a realidade é desoladora. Além das obras que não saíram do papel, os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal abrigam dezenas de outras que são investigadas na Justiça por terem sido superfaturadas ou que, passados menos de 36 meses, imploram por reparos urgentes.

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    Em Mato Grosso, como atesta uma reportagem de Rodrigo Vargas publicada no site O Livre, o pacote das principais promessas continha 32 projetos. Destes, 18 não foram entregues. O caso mais notório envolve as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Orçado inicialmente em R$ 1,4 bilhão, o VLT já consumiu R$ 1,06 bilhão sem rodar um único milímetro. Nas contas do governo, são necessários mais R$ 922 milhões.

    O que acontece no Centro-Oeste se repete no restante do país. Políticos e empresários corruptos ganharam milhões com a construção de algumas das arenas mais caras do mundo ─ todas subutilizadas ─ ou projetos que morreram sem ter nascido. A população ainda paga a conta da Copa da Roubalheira.

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