Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Voz de Stephen Hawking será transmitida ao espaço em mensagem de paz

As cinzas do físico, que faleceu em março, serão enterradas nesta sexta na Abadia de Westminster, ao lado de cientistas como Isaac Newton e Charles Darwin

A voz de Stephen Hawking será transmitida ao espaço em uma mensagem de paz e esperança nesta sexta-feira 15, informou sua filha no dia do funeral do físico britânico, na Abadia de Westminster, no Reino Unido.

O cientista mais conhecido do mundo morreu em março, aos 76 anos de idade, após uma vida inteira investigando as origens do universo, os mistérios dos buracos negros e a natureza do tempo. Suas cinzas foram enterradas hoje entre os grandes cientistas britânicos Isaac Newton, que formulou a lei da gravidade universal e estabeleceu os fundamentos da matemática moderna, e Charles Darwin, cuja visionária teoria da evolução foi uma das principais descobertas científicas de todos os tempos.

Cerca de 1000 membros da população, selecionados por sorteio, se juntaram à família de Hawking para a cerimônia. A voz do físico será eternizada no espaço pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

“A transmissão será direcionada ao buraco negro mais próximo, o 1A 0620-00, que está em um sistema binário com uma estrela anã laranja bastante comum”, disse a filha de Hawking, Lucy, à BBC. “É uma mensagem de paz e esperança, sobre união e a necessidade de vivermos juntos em harmonia neste planeta.”

O enterro na parte de dentro da Abadia de Westminster é uma honra raramente concedida. Os enterros mais recentes no local foram os do cientistas Ernest Rutherford, pioneiro da física nuclear, em 1937, e de Joseph John Thomson, que descobriu os elétrons, em 1940.

(Com Reuters)