Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pessoas neuróticas são mais esquecidas

Estudo sugere que certos tipos de personalidade podem estar ligados a ter boa memória

Quem nunca foi para o supermercado e, chegando lá, percebeu que tinha esquecido a lista de compras? Mas lembrar dos nomes dos produtos que estavam escritos no papel pode ser mais difícil do que parece. Segundo novo estudo, publicado nesta semana no site Human Brain Mapping, a personalidade de um indivíduo pode influenciar na memória dele.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Escola de Medicina de Icahn do Monte Sinai, nos Estados Unidos, mediram a atividade cerebral de 40 adultos enquanto eles faziam um teste de memória. Para digitalizar a imagem do cérebro, a equipe usou ressonância magnética funcional (fMRI) e interpretou a interação entre diferentes partes do órgão durante a execução da tarefa.

Leia também:

Cientistas americanos explicam por que gritamos

Pessoas arrogantes gostam de intervir em conflitos alheios

O teste de memória ocorreu da seguinte forma: em um computador, os participantes visualizavam uma sequência de letras e, caso alguma se repetisse, eles deveriam indicá-la. Depois dessa etapa, os pesquisadores analisaram os traços de personalidade de cada indivíduo e colocaram as informações em uma escala de consciência.

“Descobrimos que as pessoas mais neuróticas, talvez pela tendência a serem mais preocupadas, tiveram uma pontuação mais baixa”, contou Sophia Frangou, professora do departamento de psiquiatria da escola e autora do estudo.

De acordo com a análise, participantes que tiveram um desempenho melhor na tarefa mostraram um aumento de atividade na parte superior do cérebro, fazendo conexões neurais mais fortes. Já os indivíduos mais neuróticos levaram mais tempo para fazer as mesmas conexões cerebrais.

Então, de acordo com Frangou, se você é neurótico, provavelmente demorará mais tempo no supermercado tentando lembrar os itens da lista de compras.

(Da redação)