Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Pesquisas com vírus da gripe aviária são suspensas

Cientistas produziram um vírus potencialmente transmissível entre humanos considerado "um dos mais perigosos que podem ser feitos em laboratório"

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h48 - Publicado em 21 jan 2012, 09h07

Cientistas que pesquisam uma versão geneticamente alterada e potencialmente transmissível entre humanos do vírus da gripe aviária H5N1 decidiram interromper as pesquisas por 60 dias. Em um artigo publicado nas revistas científicas Nature e Science, eles afirmam que querem dar tempo “a governos e organizações para discutir esse tipo de pesquisa.”

O grupo, que representa 39 instituições de pesquisa de todo o mundo, propõe a realização de um fórum científico internacional sobre o tema, mas defende a continuação dos estudos e a publicação dos resultados. Em dezembro, um conselho de biossegurança ligado ao governo dos EUA solicitou aos pesquisadores que alterassem seus trabalhos científicos originais antes da publicação, de modo a omitir as alterações do genoma do vírus responsáveis pelo aumento na capacidade de contágio.