Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Pensador’ de quase 4 mil anos é encontrado em Israel

Arqueólogos encontraram peça de 18 centímetros perto de Tel Aviv. Segundo especialistas, imagem é semelhante à figura feita pelo francês Rodin, no século XX

Arqueólogos de Israel anunciaram nesta semana a descoberta de uma estatueta de 18 centímetros, feita há 3.800 anos, que exibe um homem pensativo. O pequeno boneco foi encontrado durante as escavações de um terreno da cidade de Yahud, próxima de Tel Aviv. De acordo com a Autoridade Israelense sobre Antiguidades (IAA, na sigla em inglês), a escultura chama a atenção pela qualidade e por ser muito semelhante à obra ‘O Pensador’, feita pelo artista francês Auguste Rodin, no século XX.

“O nível de precisão e atenção aos detalhes nesta peça criada há quase 4.000 anos é realmente impressionante”, disse Gilad Itach, diretor de escavações da IAA.

Segundo os arqueólogos, a peça, em excelente estado de conservação, foi encontrada em outubro, durante obras em um terreno onde serão construídas casas populares. Em pouco mais de um mês, os pesquisadores limparam o boneco e remontaram seus pedaços soltos.

O pequeno ‘Pensador’ faz parte da mais extensa coleção de objetos funerários já encontrada em Israel. Junto com a escultura, os cientistas também acharam pontas de flechas, vasos funerários, partes de um machado, pequenas peças de metal e ossos de ovelhas e macacos. Segundo os arqueólogos, a reunião das peças leva a crer que o local pode ter sido o mausoléu de algum nobre da comunidade que habitava a região há cerca de 4.000 anos.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Carlos Marques

    Não sabia que Mestre Vitalino tinha estado lá…

    Curtir

  2. Napoleao Gomes

    kkkkkkk, foi levada de contrabando da região que hoje é a Bahia.

    Curtir

  3. Paulo Bandarra

    Engraçado terem censurado uma informação da bíblia que qualquer estudioso da mesma conhece, de que Deus proibiu o povo judeu de fazer imagens.

    Curtir

  4. Oxente, mais essa caboclo é demorado pra pensá… êita pensadô da bixiga.

    Curtir

  5. Carlos Marques

    Parece mais que o homi tá obrando…

    Curtir

  6. Paulo Bandarra, Deus Proibiu e mesmo assim fizeram, e varias vezes, por varias vezes a Bíblia retrata punições ao povo de Israel pela falta de obediência, logo se alguém fez a imagem a manteria escondida, já que por lei poderia ser apedrejado, acredito que por isso esteja em tão bom estado.

    Curtir