Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Ônibus espacial Atlantis se prepara para sua última missão

Apesar do mau tempo, Nasa mantém cronograma para decolagem nesta sexta

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 17h06 - Publicado em 8 jul 2011, 05h51

O ônibus espacial Atlantis deve iniciar sua última viagem nesta sexta-feira. Apesar do mau tempo, a Nasa, a agência espacial americana, mantém o cronograma para a decolagem às 12h26 (horário de Brasília) desta sexta-feira.

O Atlantis será lançado em uma missão de 12 dias com quatro tripulantes a bordo e mais de cinco toneladas de carga. O diretor de coordenação de lançamento do programa de ônibus-espaciais, Mike Moses, afirmou que a nave “está em uma forma fantástica” e espera que o lançamento siga a programação prevista.

A carga da nave inclui o módulo multifuncional Raffaello e cinco toneladas de provisões e equipamentos científicos para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS). Além disso, o Atlantis transportará o experimento Robotic Refueling Mission (RRM), desenvolvido para testar ferramentas e tecnologias necessárias para reabastecer mecanicamente os satélites no espaço.

Ciência: Atlantis marca o fim de uma era de riscos e gastos com ônibus espaciais

O comandante Chris Ferguson, o piloto Doug Hurley, e os especialistas de missão Sandy Magnus e Rex Walheim, formam a tripulação da última missão do Atlantis, que marca o fim da era dos ônibus-espaciais.

Fim dos ônibus espaciais – O Atlantis é último dos ônibus espaciais que o programa americano leva ao espaço em trinta anos. Nas últimas décadas, as naves auxiliaram no posicionamento de importantes satélites e peças para a construção da Estação Espacial Internacional (ISS). A 135ª missão deve ser realizada em 12 dias. A tripulação é formada pelo comandante Chris Ferguson, o piloto Doug Hurley e os especialistas Sandy Magnus e Rex Walheim. Seu objetivo é entregar o módulo Raffaello com suprimentos e peças de reposição para a estação.

Continua após a publicidade
Publicidade