Clique e assine a partir de 9,90/mês

O que está por trás da dança de David Katoatau

O atleta afirmou recentemente que a dança é um meio de chamar atenção para o aquecimento global, que agride seu país

Por Da redação - Atualizado em 18 ago 2016, 12h49 - Publicado em 18 ago 2016, 11h14

O halterofilista David Katoatau, do Kiribati, ficou famoso recentemente por realizar uma dança divertida após o levantamento de peso. Diversos vídeos do atleta correram nas redes sociais em homenagem à felicidade de alguém que, na verdade, não ganhou nenhuma medalha – Katoatau ficou em sexto lugar no grupo B, na categoria até 105 quilos; o esportista conseguiu levantar 349 quilos. O motivo da comemoração peculiar, no entanto, está longe de ser tão alegre quanto seus movimentos. O atleta afirmou recentemente que a dança é um meio de chamar atenção para o aquecimento global, que vem castigando seu país.

Leia também:
Rio-2016: O voo de Neymar e o sorriso de Usain Bolt
Enquete: a imagem do dia na Rio-2016

Kiribati é uma pequena ilha no Oceano Pacífico, com cerca de 100 mil habitantes. O problema que Katoatau está trazendo aos holofotes é o do possível desaparecimento do local: por causa do aquecimento global, o nível do mar está em constante aumento e, em algumas décadas, os moradores terão de abandonar a ilha e buscar um novo local para morar. Há alguns anos, os pais do atleta perderam a casa em que viviam após um ciclone passar pelo local.

“A maioria das pessoas nem sabe onde fica Kiribati. Quero que as pessoas saibam mais sobre nós e, para isso, uso o levantamento de peso e a dança. Escrevi uma carta aberta ao mundo no ano passado para contar às pessoas sobre todas as casas perdidas graças ao aumento do nível do mar. Não sei quantos anos vão passar até que tudo afunde”, disse o esportista à agência de notícias Reuters.

https://www.youtube.com/watch?v=9LClR__dNJE

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade