Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O mundo (não) vai acabar nesta quinta-feira, garantem astrônomos

A Sociedade Brasileira de Astronomia desmentiu os boatos sobre um suposto asteroide gigante que vai colidir com a Terra

Desde janeiro deste ano, quando o jornal britânico Daily Mail publicou uma polêmica entrevista com o suposto astrônomo russo Dyomin Damir Zakharovich, boatos de que um asteroide gigante pudesse colidir com a Terra no dia 16 de fevereiro – esta quinta-feira – vêm se espalhando por todas as partes do globo. A dimensão que a história tomou foi tanta que a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) divulgou nesta terça-feira uma nota para desmentir o rumor.

Segundo a SAB, “não há fundamento científico para a notícia sobre o fim do mundo em 16 de fevereiro devido à colisão do asteroide 2016 WF9 com a Terra”. Na entrevista concedida ao tabloide britânico, Zakharovich teria contestado as informações da Nasa sobre o tamanho e a rota do objeto, afirmando que ele atingiria nosso planeta e provocaria gigantes tsunamis, extinguindo a vida na Terra.

Na nota, a SAB esclarece que o asteroide – que pode ser, na verdade, um cometa escuro e sem cauda – passará em seu ponto mais próximo da Terra em 25 de fevereiro, a cerca de 51 milhões de quilômetros. Para se ter uma ideia, isso equivale a um terço da distância entre a Terra e o Sol – longe o suficiente para não representar nenhuma ameaça, segundo os cientistas.

O objeto foi descoberto em 27 de novembro de 2016. De acordo com as medições da Nasa, ele possui um diâmetro estimado entre 0,5 e 1 quilômetro e completa uma volta em torno do Sol a cada 4,9 anos. “A trajetória do 2016 WF9 é bem conhecida, e o objeto não é uma ameaça à Terra em um futuro previsível”, escreve a agência espacial americana ao anunciar a descoberta.

A SAB também afirma que informações atualizadas a cada segundo e a imagem interativa da projeção da órbita do objeto em 3D podem ser acompanhadas neste link.

Segundo informações do Near Earth Object Program, da Nasa, só até o fim de fevereiro, 36 asteroides vão passar perto da Terra – nenhum deles oferece risco de colidir com nosso planeta. O que vai passar mais perto é o 2017 BY93, que se aproximará em 23 de fevereiro, chegando a uma distância de 921.600 quilômetros. Apesar desse valor corresponder a apenas 2,4 vezes a distância entre a Lua e a Terra, o objeto é considerado pequeno e não preocupa os cientistas – possui um diâmetro entre 65 e 150 metros.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Nilton Castro

    Que pena! Eu ia investir minhas pobres economias num confortável caixão de papelão. Sou pobre mas sou sonhador.

    Curtir

  2. Por aqui, já caiu um “asteroide”, que destruiu nosso país.

    Curtir

  3. E provavel que o mundo vai acabar nesta quinta-feira mas a Sociedade Brasileira de Astronomia nao pode dar certeza de coisa alguma. Tao pouco pode a NASA. Muitos asteroides tem passado perto da terra sem a NASA ter percebido a nao ser depois que passou. Tem ate um que caiu na RUSSIA fazendo muitos estragos. Passou por tras da NASA e eles nao viram

    Curtir

  4. Adilson Nagamine

    O filme Impacto Profundo fez escola. Foi baseado nas visões de Veronica Lueken de Bayside NY. Em Akita Japão no dia 13 de Outubro de 1973 a Senhora de todos os povos profetizou que fogo do céu cairá sobre a terra para a irmã Agnes sasagawa. Fogo e não asteroide. Adilson Nagamine Vai publicar?

    Curtir

  5. Vanessa Pereira

    O mundo não vai acabar, mas o Brasil acabou faz tempo. Sem educação, sem segurança, sem saúde e ainda dividido como nunca se viu antes. A era PT foi de Perda Total para esse país.

    Curtir

  6. Magrão Forte PTralha Cadeia

    Os Terraplanistas piram kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    Curtir

  7. Improdutivo, mas Recebo!

    A astronomia e ciencias afins não conseguem nem classificar um planeta (plutão) muito menos garantir que não va cair um meteorito em Brasilia…Eu gostaria. E por falar nisso, vai chover amanha??? Hã Hein Hum ???

    Curtir

  8. Improdutivo, mas Recebo!

    Mas para 60.000 brasileiros assassinados todo ano, o mundo já acabou…

    Curtir

  9. Há que pena! Achei que ia cair na peruca do Trump. Sim porque, todo fim de mundo acontece na Casa Branca.

    Curtir

  10. Daniel Marcelo Gonçalves

    Quando ainda acredita nestas besteiras….

    Curtir