Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mais de cem baleias encalham e ao menos 45 morrem na Índia

As baleias começaram a chegar à praia no Sul do país na segunda-feira (11). Especialistas ainda não sabem as razões para o acidente

Pelo menos 45 baleias morreram encalhadas nesta terça-feira (12) na costa do Estado de Tamil Nadu, no Sul da Índia. Um grupo de mais de cem baleias começou a chegar à praia de Tiruchendur, no início da noite da segunda-feira, e foi encontrado na areia ao longo de 16 quilômetros.

Alguns pescadores tentaram resgatar os animais e, de acordo com o jornal local Times of India, 36 retornaram ao oceano. No entanto, algumas baleias estavam desorientadas e retornaram à praia.

Leia também:

‘A baleia mais solitária do mundo’ será estrela de documentário de Leonardo DiCaprio

Baleia aprendeu a imitar voz humana espontaneamente

Autoridades locais ainda estão tentando descobrir por que os animais, que medem em torno de 4 metros de comprimento e parecem ser de uma espécie chamada baleia-piloto, se perderam e foram parar na praia. De acordo com a Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), essa é uma espécie que encalhada frequentemente, apesar de os biólogos não saberem as razões para isso.

Uma das explicações possíveis podem ser os terremotos de magnitude 6.5 na escala Richter, que atingiu as Filipinas, e de 6.9 registrado na Indonésia, na última segunda-feira. Extremamente sensíveis a qualquer movimento geológico, as baleias podem ter ficardo confusas com as alterações e se desorientado.

(Da redação)