Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Maior superlua de 2019 poderá ser observada hoje

Assim como outros espetáculos celestes, o melhor é sempre procurar um local com poucas luzes para não atrapalhar a visualização

Por Da redação
Atualizado em 19 fev 2019, 13h02 - Publicado em 19 fev 2019, 11h54

Nesta terça-feira, 19, cidades de todo o mundo poderão apreciar no céu a maior superlua do ano de 2019. Durante o fenômeno, a Lua pode parecer até 30% maior e 14% mais brilhante.

A superlua ocorre quando o perigeu lunar – ponto da órbita em que o satélite está mais perto da Terra – coincide com a fase cheia da Lua. Hoje, quando atingir essa posição o satélite estará a cerca de 356.761 quilômetros da Terra, segundo a Nasa. A distância média normal entre nosso planeta e a Lua é de 384.000 quilômetros.

A Lua estará completamente cheia nesta terça-feira a partir de 12h54 do horário de Brasília.

No Brasil, contudo, só será possível avistar o fenômeno com o nascer da Lua, que varia de acordo com a localização da cidade. Em São Paulo, acontece às 19h02, em Natal, no Rio Grande do Norte, às 17h56.

Assim como todas as observações de espetáculos celestes, o melhor é sempre procurar um local com poucas luzes para não atrapalhar a visualização. Um horizonte livre de obstáculos, como prédios e construções, também é recomendável.

O fenômeno desta noite é tão raro porque, além de ser a maior superlua do ano, a estimativa é de que a Lua só esteja ao mesmo tempo em sua fase cheia e tão próxima do nosso planeta novamente em 2026.

Essa é a segunda superlua do ano – a primeira ocorreu em 21 de janeiro. O próxima e último fenômeno semelhante de 2019 está previsto para 21 de março.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.