Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Laser de Blu-ray explode 100 balões em oito segundos

Vídeo postado esta semana no YouTube mostra raio laser de leitor doméstico de Blu-ray explodindo balões negros organizados em fileira

Um vídeo postado nesta terça-feira no YouTube mostra um raio laser disparado a partir de um aparelho de gravação de Blu-ray estourando 100 balões em menos de oito segundos. O feito foi postado em um canal chamado WorldScott, que mostra outras dezenas de experimentos com raios laser e ilusões de ótica.

Segundo Mikiya Muramatsu, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, isso é possível por causa das propriedades únicas dos raios laser. “Você pode perceber que o raio laser é sempre direcional – ele não emite luz em várias direções, como uma lâmpada, mas é sempre um único feixe. Isso faz com ele seja bastante intenso e concentrado. Assim, ele parece funcionar como uma agulha”, diz Muramatsu. A coloração dos balões ajuda no processo, pois as cores escuras absorvem mais luz. “Como o balão é preto, ele absorve muita luz, se aquece e estoura rapidamente”, diz.