Cientistas americanos criam relógio mais preciso do mundo

Desenvolvido para uso em pesquisas científicas, o relógio atômico de itérbio apresenta uma variação de menos de um segundo em 13,8 bilhões de anos, a idade estimada do universo

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h17 - Publicado em 23 ago 2013, 16h20

Cientistas americanos anunciaram nesta quinta-feira a criação do relógio mais preciso do mundo. O relógio atômico de itérbio (um elemento químico metálico) é dez vezes mais preciso do que outros dispositivos já desenvolvidos: ele apresenta uma variação de menos de um segundo em 13,8 bilhões de anos, a idade estimada do universo. Isso significa que, se fosse um relógio de pêndulo, ele oscilaria com precisão por todo esse tempo, sem precisar ser ajustado.

Título original: An Atomic Clock with 10−18 Instability

Onde foi divulgada: periódico Science

Quem fez: N. Hinkley, J. A. Sherman, N. B. Phillips, M. Schioppo, N. D. Lemke, K. Beloy, M. Pizzocaro, C. W. Oates e A. D. Ludlow

Instituição: Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, EUA

Resultado: O relógio atômico de itérbio, um elemento químico metálico, é dez vezes mais preciso do que outros dispositivos já desenvolvidos: ele apresenta uma variação de menos de um segundo em 13,8 bilhões de anos, a idade estimada do universo

Tamanha exatidão só é possível por se tratar de um relógio atômico. Os relógios mais antigos registravam a passagem do tempo a partir do movimento de um pêndulo. Posteriormente, os modelos digitais passaram a contar oscilações de linhas de energia ou da vibração de um cristal de quartzo. Já os relógios atômicos, desenvolvidos com alta precisão para uso em experimentos científicos, identificam a frequência de radiação eletromagnética emitida por um átomo.

Assim, cada “tique taque” de um relógio desses é medido pelas mudanças de um grupo de átomos entre dois níveis de energia. A definição mais precisa de segundo que existe atualmente corresponde ao tempo que átomos de césio levam para oscilar 9.192.631.770 vezes entre os dois estágios.

Porém, em vez do césio, o novo relógio, descrito em um estudo publicado nesta quinta-feira no periódico Science, utiliza como matéria-prima o elemento químico itérbio. Como os átomos de itérbio são capazes de oscilar mais rapidamente do que os de césio, um segundo pode ser dividido em mais partes, o que aumenta a precisão do relógio. Segundo os autores, o relógio de itérbio é dez vezes mais preciso do que os relógios atômicos anteriores.

O aparelho é feito com 10.000 átomos de itérbio, resfriados a uma temperatura de 10 microkelvins, cerca de -273 graus Celsius – próximo ao zero absoluto, a menor temperatura possível de ser atingida. Com uso de um laser, esses átomos são presos em uma rede óptica que consiste em uma série de buracos, como em uma caixa de ovos. Então outro laser é aplicado sobre os átomos, a uma frequência de 518 trilhões de oscilações por segundo, provocando a mudança de níveis de energia que faz o relógio funcionar.

A grande quantidade de átomos utilizada e o fato de eles estarem congelados e presos em uma posição contribuem para a estabilidade do relógio.

Aplicações – As principais aplicações de um relógio superpreciso não são no campo da medição do tempo, e sim na melhoraria dos sistemas de posicionamento global (GPS). Ele também possibilita uma ampla gama de medições que têm efeitos sobre os relógios atômicos, como a gravidade, os campos magnéticos e a temperatura.