Cargueiro espacial russo chega com suprimentos à ISS
Após a explosão do foguete Antares, Progress M-25M leva 2,5 toneladas de carga até a estação espacial, garantindo seu abastecimento

A nave espacial Progress M-25M, com mais de 2,5 toneladas de carga, se acoplou com sucesso nesta quarta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Voos (CCV) da Rússia. Com sua ajuda, a explosão do foguete Antares, na noite desta terça-feira, terá pouco impactos no suprimento de alimentos e combustível para a estação espacial.
O cargueiro russo foi lançado da base de Baikonur, no Cazaquistão, horas depois do acidente que inutilizou a cápsula espacial Cygnus – ela reabasteceria a ISS com toneladas de materiais de experimentos científicos, hardware para experimentos, alimentos e outros bens essenciais. Não houve registro de feridos e a Nasa afirmou em comunicado que a tripulação da ISS não corre perigo de ficar sem comida ou outros bens essenciais. Autoridades da agência espacial americana e da empresa Orbital Sciences Corporation começaram a investigação das causas do acidente nesta quarta-feira.
O cargueiro automático russo leva 1,4 tonelada de componentes do combustível que a ISS usa para manter a elevação de sua órbita, 420 quilos de alimentos, água, oxigênio, além de equipamentos científicos e material de manutenção.
Leia também:
China lança primeira missão de ida e volta à Lua
Astronautas fazem caminhada espacial para manutenção da ISS
Poucos acidentes – A Orbital Sciences Corporation tem desde 2008 um contrato com a agência espacial americana para fazer as entregas de carga na ISS. Este foi o primeiro lançamento malsucedido da companhia e o primeiro lançamento noturno do foguete Antares. A missão, conhecida como CRS-3, era a quarta viagem da Orbital para a ISS, contando com o voo de demonstração.
Nesta manhã, a agência espacial russa ofereceu ajuda aos Estados Unidos para o abastecimento da Estação Espacial Internacional. Atualmente, a tripulação da ISS é integrada por seis membros: os russos Maxim Surayev, Aleksandr Samokutiayev e Yelena Serova; os americanos Barry Wilmore e Gregory Wiseman; e o alemão Alexander Gerst.
(Com Agência France Presse e EFE)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.